Você está usando o suplemento certo, na hora errada – Beta Alanina

Dentro desse tema “usando suplemento certo na hora errada”, podemos nadar em textos! rs…

Vejo muita gente reclamar que usou tal suplemento e não teve nenhum resultado! Muitas vezes isso acontece, simplesmente, porque eles estão sendo usados de forma errada!

Hj escolhi falar sobre a Beta Alanina. Acho essa uma excelente “carta na manga” para ser usada num período pré prova. (Note que alguns suplementos devem ser usados bem antes das provas; outros em um pré mais imediato; outros durante… se vc usar tudo junto, é claro que não terá resultado!).

Falando rapidamente da atuação da beta alanina, ela atua como componente da Carnosina, que é responsável por retirar o excesso de H+ produzido pelo organismo durante uma atividade intensa (temos que manter uma faixa ideal de pH sanguíneo, quando começamos a acidificar muito, não conseguimos nos manter naquele ritmo de atividade). A grosso modo, quando mais eficiente for essa retirada de H+, mais tempo vc consegue permanecer na atividade.

Sabe-se que não conseguimos aumentar a produção de carnosina com o estímulo da atividade física (por isso acho incrível o poder da suplementação da beta).

O grande erro na utilização está em não ter uma estratégia nutricional por trás das provas! A suplementação desta deve ocorrer em um período específico pré prova foco (pois aí sim o atleta sentirá os benefícios e renderá melhor durante a competição). Vejo muita gente usando beta Alanina de modo constante durante grande parte do ano; ou seja, provavelmente estará atrapalhando os resultados por estar inibindo adaptações importantes que deveriam acontecer em outras fases do treinamento!

 

🙂