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Como a Atividade de Força Me Ajuda a Perder Gordura?

Na grande maioria das vezes quando alguém precisa perder peso qual é a atividade logo recomendada? Exercício aeróbico! É até engraçado parar para observar na academia: os mais gordinhos sempre se matando ficando horas na esteira! Está errado? Não! Não está errado.. eu mesma já escrevi aqui alguns artigos mostrando como o aeróbico funciona para a queima de gordura (Como otimizar a queima de gordura). Mas o que eu vou escrever hoje é que não é somente o aeróbico funciona para este objetivo.
Sim! Atividade de força (musculação) pode ser uma atividade bem eficiente quando o objetivo é a perda de peso. Vamos explicar o que ocorre no organismo durante este tipo de exercício:
Provavelmente você aprendeu no colégio (nas aulas de biologia) que as atividades anaeróbias (que não entravam na cadeia respiratória – atividades de força) eram menos vantajosas para o organismo, uma vez que rendiam como produto final apenas 2 ATPs enquanto as atividades aeróbicas eram por sua vez mais vantajosas pois geravam como produto final 36 ATPs , fornecendo portanto bem mais energia para o corpo.
Pensando que o nosso objetivo é gastar mais calorias será mesmo que o aeróbico é mais vantajoso? Para facilitar o pensamento vamos simular 1 mol de glicose. No caso do anaeróbico este 1 mol geraria apenas 2 ATPs enquanto no aeróbico este mesmo 1 mol geraria 36 ATPs. Ou seja, muito mais quantidade de glicose será necessária para produzir a mesma quantidade de energia (ATP) do sistema aeróbico.
Resumindo estaríamos gastando mais calorias usando o sistema anaeróbico do que usando o aeróbico para produzir a mesma quantidade de energia, ou seja, para produzir a mesma quantidade de energia mais caloria é gasta quanto o sistema menos vantajoso para o organismo (anaeróbico) é utilizado.
Há outras razões para incentivar a prática de atividades de força para quem busca a perda de peso, como o aumento da massa muscular e aceleração do metabolismo.. mas fica para próximos posts!
Atenção! Não estou dizendo que a atividade aeróbica não seja importante!
Bons treinos..


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Julia Engel

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