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Como otimizar a queima de gordura? – PARTE 2: “Carboidratos no Pré Treino”

Vamos novamente abordar um tema que a maioria adora: como favorecer a queima de gordura! Na parte 1 falei bastante sobre aquele tempo de aeróbico necessário para iniciar a queima de gordura como componente energético principal para a atividade. Expliquei os processos bioquímicos envolvidos e as sensações físicas.
Hoje vamos abordar mais afundo mais 1 passo importante que cada um já pode fazer a partir de agora para melhorar os resultados quando o objetivo principal deste é a queima de gordura (afinal, dicas boas são aquelas que podemos fazer de imediato, certo?).
Vamos falar então do índice glicêmico da refeição pré treino. Este é um fator bem simples de modificar (caso você esteja fazendo errado) e poderá trazer resultados bastante satisfatórios.
Quando comemos um carboidrato de alto índice glicêmico antes do treino teremos uma elevação rápida na glicose sanguínea e este será o cenário logo quando iniciarmos o exercício. Com a glicose alta as reações que utilizam glicose como fonte de energia serão predominantes e a queima de gordura será minimizada. Assim, em um momento pré treino (caso o objetivo do treino seja a perda de gordura) devemos priorizar carboidratos de baixo índice glicêmico, uma vez que deste modo iniciaremos o exercício com a glicemia mais baixa favorecendo a beta oxidação (queima de gordura).
Isso significa que só posso comer batata doce pré treino? Claro que não! Há outros carboidratos de baixo índice glicêmico que seriam tão bons quanto a batata doce, como por exemplo: o arroz integral, o aipim, a aveia, algumas opções de fruta (maça ou pêra, por exemplo), um pão 100% integral ou para quem não tem tempo de comer nada até um waxy maize faria este papel. Mas cuidado! Não vai exagerar na quantidade de carbo só porque é de baixo índice glicêmico! E preocupe-se também em associá-lo a uma proteína.
Até mais! Na próxima semana posso falar de um outro componente ainda dentro deste mesmo tema “favorecendo a queima de gordura”.
Bons treinos!


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Julia Engel

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