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Você está usando o suplemento certo na hora errada! – parte 1

Ao observar esse “boom” que a suplementação tem gerado ultimamente achei que poderia ser interessante começarmos a discutir aqui mais profundamente não só os suplementos (pois isso qualquer site de suplemento informa), mas sim, como eles estão relacionados à atividade e seus benefícios na performance em cada tipo de treino. Vejo as pessoas usando um milhão de coisas ao mesmo tempo, em um raciocínio do tipo “quanto mais, melhor”. E obviamente não é assim! Para introduzirmos um suplemento na dieta de alguém temos que saber exatamente o que esperar dele neste momento e fazer um treino relacionado com esta suplementação.

Bom, para começar vamos falar sobre o MCT ( ou TCM, triglicerídeo de cadeia média) que tem sido muito utilizado no pré treino para aumento da queima de gordura. Para quem não conhece com este nome, pode relacionar com o óleo de coco. Apesar de não serem a mesma coisa, o óleo de coco tem grande parte de TCM em sua composição.

Falando rapidamente como ele age: ele é uma gordura que possui a cadeia de carbonos menor do que outras gorduras e, por isso, sua absorção se dá de um modo diferente, o que faz com que o mesmo possa ser rapidamente transformado em energia (por isso muita gente usa no pré treino com o objetivo de aumentar a lipólise = queima de gordura). Além disso, pode ser utilizado com estratégia para poupar o glicogênio (e melhorar o desempenho) em provas mais longas.

Ele é sim excelente.. mas as pessoas não devem sair utilizando por aí em qualquer tipo de treino (como acontece hoje em dia). Pois, deste modo, não haverá benefício algum! Ele deve ser utilizado antes de atividades que exijam do seu corpo a geração de energia através do sistema aeróbico, pois neste caso poderemos sim utilizar a gordura como fonte de energia para a atividade. Ou ainda, em atividades de longa duração que intercalem as atividades aeróbicas e anaeróbicas. Ao contrário disso, em um treino composto apenas de exercícios de muito alta intensidade (o qual é sim benéfico para a perda de gordura), não faz sentido utilizar o TCM como um pré, visto que neste tipo de treino (anaeróbico) o carboidrato irá gerar a energia. Então, neste caso, se colocássemos apenas um MCT como um pré (sem a presença do carboidrato) o praticante se sentiria mal, com uma possível hipoglicemia, não renderia bem na atividade e faria um treino mais fraco. Com isso, ao invés dele ajudar, ele poderia “prejudicar” a perda de gordura.

No caso de exercícios de alta intensidade o TCM poderia entrar em um momento pós treino, mas não obrigatoriamente.. Pois, neste caso, dependeria da estratégia utilizada para recuperação (podemos falar destas estratégias em outro post).

Concluindo: não necessariamente um suplemento será sempre no pré, ou no pós, ou ao acordar, ou antes de dormir.. Vamos parar de generalizar (e copiar a dieta do amigo) e passar a raciocinar em cima de cada caso!
Suplementos são ótimos, desde que utilizados com inteligência…


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Julia Engel

27 Comentários

  1. ola, uso batata doce e bcaa antes do treino de musculação e no pós uso whey waxy maze creatina ,busco hipertrofia..qual horário seria melhor para o óleo de coco?

    • Boa tarde!
      Infelizmente é impossível responder sobre um alimento assim isoladamente sem ver a sua dieta do dia inteiro.
      Talvez nem seja interessante incluir especificamente a gordura de coco no seu dia!
      Beijos!

  2. olá boa tarde faço crossfit e estou querendo ganha massa e trinca a barriga posso tomar a cafeína +TCM pra obter este resultado obrigada

    • Olá! Bom dia!
      Esse resultado que vc quer depende muito mais da alimentação relacionada ao treino do que qualquer suplementação.
      Essa suplementação será a “cereja do bolo” depois que vc ajustar toda a alimentação.

      Bjs!

  3. Boa noite.
    Ótimo texto. Eu malho todo dia de 6 as 7:15 e faço aula de jumping depois. Estou com 24% de gordura. Você acha que tomar wazy maze e mct 1h antes de chegar na academia seria uma boa? Obrigado

    • Bom dia,
      Se o seu objetivo é redução do % de gordura, não faria esta estratégia não…
      Bj!

  4. excelente post Dr., tenho uma dúvida, faço musculação e aeróbio para perde de gordura e ganho de massa magra, vou começar a suplementar com whey quando fizer 6 m de treino e tenho uma dúvida, posso juntar whey + MCT como pós treino? tendo basicamente uma dieta low carb durante o dia?

    • Boa tarde, Mateus!
      Obrigada!
      Não vejo muito sentido em colocar mct neste pós treino. Se o seu objetivo é hipertrofia, colocaria provavelmente um carboidrato junto com este whey. Mas não adianta olhar só a suplementação sem ver a alimentação (QUE É A BASE!).
      Bjs!

  5. Bom dia, Julia! Conheci seu blog/instagram há pouco tempo e estou achando MUITO interessante as informações repassadas, principalmente pelo embasamento teórico haha Eu treino de 5 a 6x na semana com uma intensidade boa logo quando acordo (6h, 6 e meia da manhã), em jejum de 7 a 9h. Quando mantenho a dieta direitinho, com o passar da semana vou me sentindo mais fraca e sem disposição no treino. Minha dieta está em 1700kcal com 120 de carb, 160-170 proteina e 60 gordura mais ou menos. Teria alguma sugestão de estratégia alimentar/suplementação para recuperação melhor dos treinos?

    • Bom dia, Mariana!
      Obrigada!
      Na minha visão, não importa somente a quantidade de cada macronutriente no dia, mas sim, como ele estão divididos “ao redor do treino”. Fazendo algumas “manobras” pós treino (não somente no pós imediato) vc consegue uma recuperação muito melhor (como deve ser!).
      Provavelmente há algum erro na sua distribuição ao longo do dia… Vc não tem um nutricionista para ajustar isso pra vc?

      Bjinhos!

  6. Dra, meu objetivo é tentar ganhar massa muscular e perder a maior quantidade de gorduras concomitantemente, possível… O que você recomenda nesse caso?

    • Bom dia, Matheus!
      Temos que olhar a sua alimentação do dia inteiro, além de nos preocuparmos com a alimentação tb “ao redor” do treino!
      Minha sugestão é que procure um Nutricionista junto com um profissional de Educação Física para que, juntos adequem a sua rotina!

      OK?
      Bjs,

  7. Bom dia Julia, parabéns pelo post ! Muito rico e estimula o aproach mais apurado do assunto. Para corredores de alto rendimento em 5 , 10k e meia maratona, há indicação de TCM pré prova , na qual o atleta terá uma porcentagem significativa em atividade anaeróbica. Obrigado

    • Bom dia, Leonardo!
      Obrigada!!
      Em provas de 5km/10km, que vc queira focar em velocidade, eu não colocaria TCM como pré não!
      Na meia maratona, talvez…
      Bjs!

  8. Bom dia quero fazer uso do TCM para estudar pois alguns de seus benefícios são para concentração como posso usar?

    • Bom dia, Vanessa!
      Vc até pode usar no seu “pré estudo”, mas teríamos que ver toda a dieta do seu dia para que realmente justificasse a inclusão dessa gordura (toda a sua distribuição de carboidratos e outras fontes de gordura ao longo do dia)..
      Bjs!

  9. Gostaria de saber se posso ingerir gorduras no pós treino, por exemplo, leite de coco com whey, mix de oleaginosas e ovos mexidos com óleo de coco, logo após o treino ???

  10. Boa tarde dra, poderia tomar bcaa + creatina + citrulina + oleo de côco no pré treino?

    • Bom dia, Daniel
      Pela combinação, não vejo problemas.. mas se isso seria indicado para vc, depende dos seus objetivos e da sua alimentação de base..
      Bjs!

  11. Olá,
    Sou paciente pré “gastroplástica”, já eliminei 9kg , da indicação dos 10% do peso para cirurgia. Ainda faltam 3kg. Minha consulta com a nutricionista vai demorar 40 dias. Acabo de comprar óleo de coco + cafeína + tcm. Por favor, qual seria a indicação de horário para tomar e se possui alguma restrição. Grata !

    • OI, Ingrid!
      A suplementação é um complemento da dieta de base.. Infelizmente não posso prescrever uma suplementação assim.
      O tcm (assim como óleo de coco) serviriam como fontes de energia pré treino.. Cuidado com a cafeína e a sua sensibilidade a ela..
      Espero ter ajudado!
      Bj

  12. Oii, então eu tomo no pre treino um whey batido com fruta, tomo normalmente o da optimun a base de aveia com bastante carboidrato, mas meu objetivo e manter o peso mas ganhar massa corporal e costumo fazer muito aeróbico antes de qualquer musculação !! Acha que isso pode prejudicar meu ganho de massa? Seria melhor parar o aeróbico ? E você recomenda whey no pre treino, até prque não quero ganhar volume apenas massa magra pq gosto do biótipo magrela

    • Oi, Luna! É muito complicado eu te sugerir um pré treino sem olhar a sua alimentação como um todo. Não posso valorizar apenas esta refeição. A nutrição esportiva depende de um contexto. Mas converse com o seu professor, pois este excesso de aeróbio pré treino pode estar prejudicando sim os seus resultados. Quando ao whey, apenas observe se vc não está com excesso de carbo (visto que este blend com aveia já possui um carbo elevado)..
      Bjs!

  13. Bom dia!
    Peso 69 kl e meço 1,58
    Faço eliptico ou caminhada alternada com corrida 5x na semana por 50 minutos e em 3x na semana treino musculaçao . Nao tomo nenhum tipo de suplemento ja eliminei 8 kl em 1ano nesse processo faço uma reeducaçao alimentar por conta mesmo mas desejo perder mais 8 kl sera possivel mantendo esses itens de aerobico que citei devo usar algum suplemento pra completar?
    Obg adoro suas materias!
    Sucesso!

    • Oi, Elaine!
      Acho que o fundamental para vc agora é observar a alimentação.. Ela deve estar “em sincronia” com estas atividades.
      Talvez alguma suplementação ajude, mas não diria que é fundamental..
      Bjs!!

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