Observo muitas pessoas que treinam no final do dia preferem já jantar no pós treino imediato. Neste caso, muitas vezes, o jantar acaba acontecendo mais cedo e antes de deitar a pessoa já está com fome novamente. Vou sugerir algumas opções simples e fáceis de ter em casa que caberiam super bem como uma ceia antes de dormir.
Neste momento o ideal seria combinarmos uma boa fonte proteica (proteína de alto valor biológico) com alguma fibra alimentar e/ou gordura. Os dois últimos nutrientes são importantes por serem responsáveis por lentificar a absorção da proteína, garantindo a presença desta durante o sono. Quem busca ganho de massa muscular, pode ainda acrescentar algum carboidrato de baixo índice glicêmico.
Vale lembrar que a ceia antes de dormir é importante também para evitar a insônia quando a mesma é causada pela fome neste horário. Uma boa noite de sono é fundamental , uma vez que, o sono é um momento importantíssimo de recuperação muscular e de liberação hormonal.
Algumas sugestões (algumas são mais, outras são menos calóricas. O ideal é adequar dentro dos seus objetivos).
Tomatinhos cereja com ricota e azeite.
Atum (ou Frango desfiado) com Tahine.
Proteína (shake) batida com fibra de maracujá.
Clara de Ovo com azeite e ervas.
Palmito com cottage e azeite.
Salada de folhas, tomate e cottage.
Carpaccio com folhas verdes.
Koni – feito com Alga Nori recheada com atum (ou sardinha).
Ovo cozido (ou omelete).
Abacate com cottage.
OBS: As dicas valem também como opções práticas para quem chega de madrugada em casa com fome e não sabe o que comer para não estragar o programa alimentar.