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Como o BCAA pode FAVORECER ou PREJUDICAR a perda de gordura?

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Para facilitar a organização do programa muitas pessoas querem ter em mente uma coisa certinha de quais suplementos devem ser usados “pré treino”, quais devem ser usados durante e quais seriam os “pós treinos”. Mas, apenas saber que é um “pré treino”, já seria o suficiente? Acredito que muitos não obtenham o resultado esperado com a suplementação, pois erram o horário de suplementar ou não associam a suplementação ao treino e à alimentação ao redor. Acho que quando estamos querendo modificar a concentração de algum fator no sangue devemos observar não somente uma suplementação isolada, mas sim um conjunto de tudo o que está ocorrendo. Eu sei que já é clichê falar isso, mas, infelizmente não podemos padronizar as coisas quando se trata de fisiologia do exercício! Isso porque sempre vai variar muito de acordo com cada objetivo e cada momento do dia.

 

Falei isso porque hoje vou mostrar como a utilização do BCAA pré aeróbico pode ser “benéfica ou maléfica” para a redução de gordura corporal dependendo do horário em que a suplementação é ingerida!

 

Vamos lá: neste momento, o mais importante é a atuação da Leucina (um dos 3 aminoácidos que compõem o BCAA) em um momento pré treino. Ela é um aminoácido insulinotrópico, ou seja, é capaz de aumentar a concentração de insulina sanguínea.

 

Raciocinando em cima deste fato podemos tê-la como “aliada” ou “prejudicial” a queima de gordura: Se ela for ingerida algum tempo antes do início da atividade aeróbica (focando utilização de gordura corporal) podemos ter um aumento de insulina “pré atividade” o que seria ruim e atrapalharia a mobilização de gordura como fonte de energia para a atividade. Isso porque a insulina sinaliza para o corpo o armazenamento de gordura e não a oxidação (queima). O aumento deste hormônio favoreceria a lipogênese .

 

E quando tomar para que não haja este risco? Quem quiser utilizar um BCAA como estratégia dentro de um programa pré aeróbico, este deveria ser consumido logo antes do início da atividade. Deste modo, não daria tempo de haver elevação de insulina, uma vez que durante a atividade temos o início da atuação de outros hormônios “ impedindo” o aumento da insulina!

 

Sendo assim, não generalize e cuidado com a prática de usar BCAAs antes de aeróbicos, em especial antes de aeróbicos em jejum!

 

 


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Julia Engel

26 Comentários

  1. Olá tudo bem Julia, Treino Musculação e uso bcca e wey protem
    Meus Professores da academia e uns que treinam a tempos falam que o Bcca é pós treino. estou perdido no assunto
    preciso de uma tabela certa para não ter problemas me ajude por favor
    gostaria de uma grande ajuda sobre pre pos bjss fica com DEUS

    • OI, Marcos!
      Infelizmente não tem uma “tabela certa”! Tudo depende e gira em torno do seu tipo de treino e sua alimentação diária. A suplementação é só um complemento!

      Bjs!

  2. Treino a tarde, e de pos treino tomo o whey e o bcaa,e faço jiu jitsu a noite, em um intervalo de 3horas… Tem algum problema eu tomar o whey e o bcaa, e dps fazer o aeróbico?

    • Bom dia!
      Não vejo muito sentido em colocar whey com acréscimo de bcaa. o Whey já é fonte dos aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA).

      Bjs!

  3. Olá, gostaria de retirar uma dúvida. Pretendo fazer aeróbicos em jejum, para perder um pouco da gordura, sobretudo abdominal. Entretanto, não sei se devo tomar BCAA antes do AEJ (para evitar o catabolismo), ou depois. O que a senhora acha?

    • Bom dia, Carlos!
      é praticamente impossível responder essa pergunta sem saber nada sobre você, hábitos alimentares, composição corporal… Antes de olhar para a suplementação como forma de evitar o catabolismo, temos que olhar a alimentação mesmo. Essa sim será fundamental!
      Beijo!

  4. Oi Julia. Muito bom o seu blog. Parabéns!
    Meu único exercicio no momento é pedal. Durante a semana eu pedalo a noite. 15 Km todos os dias.
    Sábados 40 km e domingos 40 km… estou iniciando e progredindo. Logo estarei pedalando 100 km/dia.
    Pergunta: aos sábados e domingos eu saio cedo. Recomenda ir em jejum? E quanto ao BCAA? Tomá-lo mesmo em jejum ou fazer um leve lanche, tomar o BCAA e partir pro pedal? Sou magro e uma intenção também é sumir com a barriga. Abraço!

    • Obrigada, Fábio!!!
      Bom, é difícil opinar sem saber nada sobre vc.. mas, antes de um treino longo eu não te recomendaria ir em jejum não. Acho que há estratégias melhores. Sugiro consultar um nutricionista com foco em esportes.
      Beijo grande!

  5. Oi, faço musculação em jejum, nesse caso o BCAA me ajudaria a não perder massa muscular?

    • Boa Noite!
      Acho o bcaa um bom suplemento, porém, ele sozinho, não é capaz de garantir esse resultado! Tudo dependerá muito mais da sua alimentação de base. A suplementação é só um “extra”..
      Bjs. Bons treinos!

  6. Olá, não faço musculação, somente treino aeróbico para perda de peso, corrida e treino Jiu jitsu, corro todos os dias e treino 3x por semana, porem tem dias que estou muito cansado com dores, o BCAA pode me ajudar nisso, pois só leio sobre BCAA para treinos de musculação

    • OI, Giovani
      O BCAA não está ligado “somente aos treinos de musculação”, de forma alguma! Até porque no seu treino de luta, provavelmente, vc estará treinando força tb… Mas acho que antes de incluir qualquer suplementação vc precisa corrigir a alimentação de base ou a suplementação não fará a menor diferença. As duas coisas andas juntas, inseparáveis… OK?
      Bjs! Bons treinos!

  7. Ola Julia Engel!
    Para quem é adepto a uma dieta lowcarb, e usa a gordura como fonte de energia, é interessante fazer o uso de Bcaa’s?
    Particularmente, no meu pre treino eu faço um shake de bulletproof coffee, os bcaa’s poderiam ser incluidos no meu intra treino sem perder o efeito da lipolise?
    Obrigada
    um super beijo

    • Bom dia, Clara!
      O bcaa até poderia ser incluído, mas a necessidade e os possíveis benefícios vão depender de toda a sua alimentação no dia …
      Ok?
      Bjinhos!

  8. Boa Noite! eu faço aeróbico de 40min dias de perna e 60min dias de braço, frenquanto academia de seg á sab …estou em processo de emagrecimento, gostaria de saber se devo tomar o bcaa em po durante o treino ou assim que acabar o treino eu tomar e ir fazer aerobico depois ?
    Obrigada.

    • Bom dia, Helena,
      Isso vai depender da sua “alimentação de base”.. Nunca podemos olhar a suplementação sem antes saber sobre a alimentação. Pode ser que este bcaa te ajude no treino de força sim.. Sugiro consultar um Nutricionista!
      Bj bj!

  9. Boa Tarde Julia,
    Gostaria de tirar uma duvida sobre o BCAA, minha nutri me receitou o picolinato de cromo segundo ela para manter a insulina baixa no meu sangue, para q ajude no meu emagrecimento. Porém de tanto meu treinador me encomodar para tomar esse BCAA, que segundo ele vai me ajudar na recuperação muscular. mas eu to preocupada q isso atrapalhe meu processo de emagrecimento, já que quero perder ainda 10% de gordura. Oque vc acha doutora?

    • OI, Maiara!
      Entendo o que a sua nutricionista fez, mas acho que o bcaa pode ser bem inserido no seu programa sem prejudicar a sua perda de gordura. No entanto, a sua necessidade depende do seu treino combinado com a sua dieta! Converse com a sua nutricionista!
      Bj bj!

  10. Oi Julia! Nossa! Adorei seu blog! Ja fui em muitas nutricionistas ao longo da minha vida pq amo esportes, mas vc realmente quebra muitos mitos e da dicas essenciais! Tenho uma duvida, estou morando na Coreia atualmente e faço judo fit (circuito que mescla corrida crossfit judo, musculacao, em alta intensidade)
    1- O que vc recomenda comer de pré treino e pós treino? Comprei um VEGA sport protein e Quest Bar (que tem bcaa) qd devo ultiliza-lo?
    2- pre treino tomava um suco verde 30 mins antes do exercicio e pós estava comendo uma fruta ou barrinja de amendoas e 30 mins depois almoco de proteina com arroz integral ou batata doce

    O que vc acha?
    Muito obrigada!
    Chegando no Brasil gostaria de marcar uma consulta!

    • OI, Valentina! Obrigada! 🙂
      Eu diria que, infelizmente, é quase impossível eu responder assim.. Não posso olhar o “pré treino” como uma refeição isolada…Mas sim, tenho que olhar dentro de um contexto alimentar inteiro.
      Talvez só um suco verde “pré” esteja pocuo (provavelmente estará faltando uma fonte proteica aí).. No “pós” eu não colocaria amêndoas, deixe-a para um lanche mais “longe” do treino.. Espero ter ajudado!
      Bjinhos,

  11. Julia, treino musculação 3x na semana, faço uso de BCAA + 50g de batata doce antes do treino, e no pós treino tomo 1 dose de whey, isso as 10, e depois almoço uma proteina com 100g de carboidrato, salada e azeite.
    Nos dias que faço só Aerobico (bike, esteira, etc) não devo tomar o BCAA, pelo que intendi do seu texto. E quanto as 50gr de batata antes do treino e o whey depois do aerobico, você acha necessário tomar?

    • Oi, Carla! É muito complicado responder assim sem saber outras informações.. Vai depender do seu objetivo, da duração/ intensidade da atividade aeróbia e do resto da sua alimentação ao longo do dia! Vc usa os suplementos por conta própria? ou alguém te prescreveu? Bjinhos!

  12. Ola Julia, antes da pergunta gosto muito do seu trabalho ! Você esta sempre quebrando mitos,rsrs.
    Eu também fiquei um pouco na dúvida em dois artigos que li:
    1º Faço Muay Thai pela manhã e não tenho problemas em fazer em jejum, mas achei que o BCAA 1h antes ajudaria, qual o melhor horário neste caso?
    2º Você recomendou que para objetivo de hipertrofia após a musculaçao, o interessante seriam alimentos de alto índice glicêmico, é isto mesmo ? Poderia me dar exemplos de refeições indicadas, para se topar após a musculação ?

    obrigado !

    • Olá! Obrigada!
      Bom.. eu não acho que vc devia fazer Muay Thai em jejum! Até pode incluir o bcaa, mas vc deve fazer uma refeição pré (mesmo que pequena).
      Sobre o pós treino, vai depender do seu objetivo. Se prioritariamente for a perda de gordura, eu não colocaria um carbo tão alto assim não..
      Bjs!

  13. Bom dia! Continuei na dúvida! Faço aeróbico às 6h da manhã. Meu pré treino é banana com aveia e canela e tomo o bcaa, tudo às 5:30h. Deveria fazer uso do bcaa às 6h? Ou seria melhor usá-lo como pós treino?

    • Oi, Priscila! Vc poderia usar este BCAA logo antes de sair ou durante o treino..
      Bjs!

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