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Gel de Proteína? Pra quem?

mariaAinda é raro achar aqui no Brasil, mas lá fora já tem os sachês (muito práticos) contendo gel com 20g de proteína por embalagem. Mas para que servem? A quem beneficiaria?

Todo mundo já deve conhecer os tradicionais géis de carboidrato. Por serem muito práticos e de rápida absorção podem ser uma boa estratégia utilizada em alguns tipos de treinos mais longos. A importância do carbo nestes tipos de provas já é amplamente discutida há muito tempo e está bem estabelecida a sua função (importante) de manter a glicemia estável e fornecer glicose para a manutenção da atividade.

Mas e o gel de proteína então, serviria para que? Apesar de o carboidrato e a gordura (e não a proteína) serem as fontes principais de energia durante exercícios, novos estudos apontam a que o consumo de proteínas durante os treinos mais longos (de 3 a 5h) inibiria a degradação (quebra) da proteína muscular durante a atividade; estimularia a síntese da mesma e ainda aumentaria a resposta adaptativa ao exercício.

Fatos estes que são de extrema importância para evitar desgastes, lesões, aumentar a força e ainda a adaptação (aumentando metabólitos importantes do sistema aeróbio). Tal estratégia dietética pode facilitar a regeneração muscular e melhorar a eficiência do treinamento.

O géis proteicos contém proteína hidrolisada e de rápida absorção. Mas atenção: eles são um complemento estratégico para alguns tipos de provas e não devem, jamais, substituir o carboidrato.

Bons Treinos!

Foto: Maria Rocha (@papogula) – Thanks!


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Julia Engel

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