0

Como minimizar o “mau cheiro” dos ovos cozidos?

Apesar do ovo ser um alimento maravilhoso e super prático, muita gente evita leva-los cozidos para lugares públicos por causa do seu cheiro forte… Mas você sabia que este odor pode ser minimizado? Sim.. entendendo um pouquinho de química, tudo se resolve (ou quase tudo..).

Vc já percebeu que os ovos cozidos por muito tempo (muito tempo na água fervente) ficam com a gema esverdeada? Isso não é um problema para a saúde! Mas quando isso acontece significa que houve maior liberação de enxofre (contido na proteína do ovo), que se decompôs formando pequena quantidade de H2S (ácido sulfídrico). Esse ácido sulfídrico reage com o ferro presente na gema gerando esta coloração esverdeada ou acinzentada.

IMG_2066

Ao contrário do que  muitos pensam, o cheiro forte do ovo cozido não é causado pelo enxofre, mas sim pela sua decomposição gerando o ácido sulfídrico – um gás bem malcheiroso. Essa reação ocorre espontaneamente com o tempo, mas pode ser acelerada em quase 200 vezes com a temperatura, ou seja, quanto mais tempo o ovo ficar na água fervente maior será a formação do ácido (e do mal cheiro, consequentemente).

Pode testar: quando você retira os ovos mais depressa  as gemas não ficam com coloração esverdeada (o que significa que não houve tanta formação do gás, não havendo reação com o ferro da gema) e o odor não é tão forte!

Essa é a dica: use o tempo mínimo de cocção, não deixe muito tempo na geladeira e boa sorte! rs


avatar

Julia Engel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *