0

É só zerar o carboidrato da dieta para entrar em cetose?

Atualmente (com o aumento de “informações” vindas da internet e Dr. Google), parece que a bioquímica foi muito simplificada e qualquer um parece entender veementemente do assunto! E, pra piorar, na maioria das vezes as “estratégias” simplificadas por “entendedores virtuais” não funcionam e começa a se questionar os princípios da mesma… e a zona está formada!

 

Girando em torno desse problema, vou abordar hoje a questão da cetose! Assunto bem disseminado, pois grande parte das pessoas que buscam redução do percentual de gordura atualmente, buscam uma dieta low carb com o objetivo de entrar em um estado de cetose, o que julgam ser o mesmo que “utilizar gordura como fonte de energia”.

 

Primeiro passo: Você sabia que para “usar gordura como fonte de energia” você não precisa restritamente entrar em cetose? Exatamente! A cetose ocorre quando a gordura está sendo utilizada de forma incompleta no seu organismo; Ou seja, quando não há carboidratos ou proteína suficiente para rodar o ciclo de krebs e “finalizar” o processo de queima de gordura. Nesse caso, a gordura é “desviada” para a formação de corpos cetônicos, que fornecerão energia para o corpo.

 

Mas, como eu disse acima, não é a única forma de utilização de gordura. Se a sua dieta contar com proteína/carboidrato suficiente, a gordura metabolizada também poderá ser “queimada”, mas sem levar a um estado de cetose (pois a mesma será utilizada de forma completa levando, no final, a produção de CO2 e água).

 

Ainda nesse tema, vale mais uma ressalva: “zerar o carbo”, não significa necessariamente entrar em cetose! Isso porque dependendo da quantidade de proteína ingerida (dependendo da relação proteína/gordura), a proteína gerará substratos (intermediários) para girar o ciclo de krebs e haverá oxidação total da gordura, sem gerar corpos cetônicos!

 

Não confie tanto nas “informações” simplificadas da internet … Procure um profissional! 🙂

 

Fotos: Guilherme Guido


avatar

Julia Engel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.