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Posso usar Gordura de Coco no Pré Treino?

Como tudo na nutrição: Depende!!

Mas por que essa estratégia funciona perfeitamente para alguns mas não funciona para outros (que se sentem extremamente mal e com falta de energia)? Tudo é uma questão de integração entre alimentação e a sua fisiologia!

Utilizar carboidrato como fonte de energia é “fácil para o corpo”! O mesmo não ocorre com a gordura! Não é que seja “difícil”, mas é um processo que pode ser “treinado e melhorado”.

Explicando melhor: para usar gordura como fonte de energia para determinado tipo de atividade, necessitamos de nossas mitocôndrias, pois o processo de beta oxidação ocorre nelas! Se vc tem poucas mitocôndrias, sentirá maior dificuldade de ir treinar comendo apenas alguma fonte de gordura nesse pré! Mas a “boa notícia” é que nos podemos estimular o aumento dessas mitocôndrias em nosso organismo (e dessa forma conseguimos utilizar melhor a gordura como fonte de energia – seja essa gordura vinda da alimentação ou de nosso tecido adiposo!). A própria atividade física já estimula o aumento do número de mitocôndrias. Outra estratégia seria o treino com baixo glicogênio (sem repor o carboidrato no final do treino do dia anterior) ou o famoso AEJ (aeróbio em jejum) – ele é capaz de gerar estímulos e sinalizações (amp K, pgc- 1 alpha) importantes para o aumento do número dessas em nosso organismo).

Agora, qual seria a vantagem de usar gordura como fonte de energia para a atividade depende de outros fatores e é assunto para um próximo post!

 

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Julia Engel

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