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Qual o Melhor Treino para Hipertrofia?

O melhor treino para hipertrofia? Provavelmente é aquele que você ainda não o fez.

Diversas pessoas buscam uma fórmula para a hipertrofia muscular (p. ex. métodos de treinamento), é claro que devemos respeitar algumas regras, como o estímulo adequado para o recrutamento de fibras do tipo II e uma boa recuperação. Entretanto, escolher um método sendo superior à outro parece não ser a maneira mais plausível.

Recentemente, Prestes J, Tibana RA et al., (2017) publicaram um artigo falando sobre o método do rest pause associado á melhores respostas na hipertrofia muscular. No entanto, essa é apenas uma forma de variação do treinamento e não uma fórmula mágica para hipertrofia muscular.

 
Essa variação nas rotinas de treinamento é importante, visto que, o dano muscular (muito importante para gerar respostas para hipertrofia) tende a ser atenuado com sua sessões de treinamento com a mesma característica, pois o organismo promove adaptações que recuperam a musculatura afetada, criando uma proteção parcial contra eventuais mecanismos causadores de dano que possam ocorrer novamente (CLARKSON; HUBAL, 2002). Essa resposta é descrita na literatura como efeito da sessão repetida.

 
Nesse aspecto, é importante existir variações nos programas de treinamento para propiciar o estresse necessário para induzir respostas associadas com a hipertrofia. E os métodos de treinamento, tais como, o drop-set, o bi-set, o rest pause, o GVT, o SST, a oclusão vascular e entre outros servem para tirar a monotonia do treinamento e consequentemente impedir o efeito da sessão repetida. Se existe um melhor método? Acredito que não!

Bons treinos!

Texto – Professor Phd, Ramires Tibana

Foto: Viviane Vasconcelos

 


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Julia Engel

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