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MULTIVITAMÍNICOS: AJUDAM OU ATRAPALHAM MEU TREINO?

A grande maioria das pessoas acredita que para vitaminas e mineiras vale a regra: quanto mais melhor! Ou, no máximo, pensam que o excesso será simplesmente eliminado então é melhor garantir tudo na forma simples de uma cápsula! Será?

 

Grande parte das vitaminas e minerais atuam como antioxidantes no nosso organismo (por exemplo – vitamina C, vitamina E..) e, apesar de parecerem substâncias maravilhosas, eles não devem ser incluídos em excesso e nem a qualquer momento – especialmente se você tem o objetivo de melhora de performance na atividade.

 

Isso porque o excesso de antioxidantes “ao redor do treino” pode modificar o substrato utilizado como fonte de energia neste exercício e isso pode atrapalhar o seu rendimento. Em alguns tipos de treinos (anaeróbios – curtos e mais intensos) utilizamos preferencialmente o carboidrato como fonte de energia e isso é importante para o desempenho neste tipo de atividade. Por isso, para melhorar performance nestas atividades devemos favorecer (preferencialmente) esse metabolismo da glicose.

 

Os radicais livres (liberados na atividade) atuam como sinalizadores importantes “bloqueando” a utilização de gorduras como fonte energética neste momento e favorecendo esta utilização de glicose (carboidratos). Por isso, a presença de vitaminas antioxidantes (vindas de multivitamínicos) atuariam retirando estes radicais livres (benéficos neste momento) e podendo ser bastante prejudicial para a evolução da performance neste tipo de atividade. Pode ser que você sinta que “te falte energia” para um movimento mais intenso, mesmo você tendo se alimentando bem antes do treino.

 

Tente atingir a recomendação de micronutrientes com a alimentação! Caso não seja suficiente, deixe que o profissional prescreva cápsulas para você no momento apropriado! Funcionará melhor! 🙂

 

Bons Treinos!

 

Obrigada pela foto: Felipe Veloso.

 

 

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Julia Engel

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