0

DICAS RÁPIDAS PARA XC RUN – BÚZIOS

Uma das últimas provas que muitos atletas farão este ano, por isso, vamos encerrar com chave de ouro! rs
Vou colocar algumas dicas básicas para os atletas que farão esta prova. Algumas coisas obviamente vão variar de acordo com o volume feito por cada um (se 42km ou 21 km ou 10 km), por isso não vou especificar quantidades por aqui.

Como é uma prova que varia muito terreno e tem inclinação haverá uma variedade no tipo de substrato preferencialmente utilizado pelo organismo como fonte de energia. Algumas vezes (em momentos muito intensos) utilizaremos mais carboidrato como fonte de energia. Já em “mais calmos”, preferencialmente a gordura será oxidada. Desta maneira é importante ir para a competição com os estoques de glicogênio bem cheios.

– Capriche no seu “pós treino” nestes últimos treinos que antecedem a prova.
– Incluir carboidratos de maior índice glicêmico pode ser bem vindo (arroz branco, pão, tâmaras, passas, milho, tapioca).
-INCLUA o carboidrato, mas não negligencie a proteína neste momento!
– O mesmo cuidado deve ser tomado no jantar da véspera da prova! Muitos só se preocupam em aumentar o carboidrato, mas esquecem da proteína nesta refeição (ela também é importante).
– Principalmente por já estarmos em um período quente do ano, não esqueça da hidratação! Não só durante a prova, mas também nos dias anteriores! Chegar já desidratado para a prova não pode ser uma opção.
– Se você vai ficar em hotel, já ligue para saber o que oferecem no café da manhã. Planeje esta refeição pré prova com antecedência! Não pode faltar nada do que já está acostumado e também não será hora de “inventar” comer coisas diferentes. Converse com seu nutricionista opções práticas / não perecíveis que possam ser carregadas.
– Cuidado com o tempo entre o desjejum e o início da prova! Principalmente quem fará a prova divida com dupla ou quarteto pode ser que haja um tempo grande até a sua largada. Levar um carboidrato (ou outra estratégia prescrita) para minutos antes de largar pode ser um diferencial importante.
– Decida se vai correr de mochila/ cinto ou como fará a sua hidratação no percurso (já saia com esta estratégia programada)!

Fora isso, curta muito e se divirta pois a prova é linda e o esporte está aí para isso mesmo!

.


avatar

Julia Engel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *