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Posso substituir o leite por “leite de amêndoas”?

Na era do “nada pode”, é muito comum as pessoas quererem substituir muitos alimentos por outros “semelhantes”, porém ditos “mais saudáveis”.

 

Trocas muito comuns são: substituir o tradicional leite de vaca por leite de amêndoas (ou outra oleaginosa) ou a troca do pão de trigo por pão feito de farinha de amêndoas.

 

Na minha visão, todos são alimentos e podem ser incluídos em um programa alimentar saudável (obviamente para pessoas não alérgicas/ intolerantes). O que quero chamar a atenção é que não é porque os dois são “leites” que devem ser livremente substituídos.

 

Isso porque, numa visão nutricional, eles são fontes de macronutrientes bem diferentes! Enquanto um leite (desnatado, por exemplo) é uma boa fonte de carboidratos e proteínas; o leite de amêndoas é fonte principalmente de gorduras!

 

Desde modo, se você tem um programa nutricional calculado para você, há todo um raciocínio do seu nutricionista por trás de cada macronutriente colocado! Observando principalmente o horário da sua atividade física, há momentos “ideais” para entrar a gordura, o carbo e a proteína na sua alimentação – seja o seu objetivo performance ou estética.

 

Assim, não é porque os dois são “leites”, que podem ser substituídos a qualquer momento. Cuidado… achando que está fazendo uma boa troca, você pode estar estragando toda uma estratégia de recuperação pós treino, por exemplo.

 

Como um exemplo prático, leite de amêndoas (ou oleaginosas em geral) poderia substituir outras gorduras da sua dieta! Entrando no lugar de abacates, açaí, azeite ou das próprias nuts, por exemplo.

Não estou dizendo que um ou outro seja “bom ou ruim”, mas sim que não devem ser livremente substituídos.

 

Não siga modismos.. siga o seu nutricionista!

 

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Julia Engel

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