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O HORÁRIO DO CARBO! – ALGUMAS REFLEXÕES

Muita gente diz que o importante de uma dieta é apenas equilibrar o valor calórico ingerido no total do dia com a quantidade calórica gasta no mesmo dia. O raciocínio está correto, a ciência mostra isso: quem consome calorias “a mais” ganha peso; se for “a menos” perde peso. Mas, a grande questão é: perda de peso não quer dizer muita coisa. Você está perdendo peso porque está perdendo massa muscular? Ou você está perdendo gordura?

Para uma pessoa sedentária ou com baixa atividade física, até concordo que os horários de ingestão de cada macronutriente não tenha tanta importância. Mas, se você treina o cenário muda! Digo isso porque no momento do treinamento estamos sinalizando estímulos para o corpo (através da liberação de vários hormônios) que devem ser levados em consideração.

Durante o período de recuperação de um exercício exaustivo o retorno da glicemia aos valores normais é uma prioridade do corpo. Há estudos mostrando que é possível a normalização da glicemia e do glicogênio cardíaco após exercícios mesmo havendo um jejum longo pós treino. Isso acontece pelo aumento do cortisol nestes casos. Este hormônio seria largamente aumentado nesta situação (ausência de carbo) fazendo com que haja liberação de glicosil, vindo este do catabolismo da PROTEÍNA MUSCULAR.

Será que nesta situação a perda de peso (que ocorrerá pelo catabolismo muscular) é bem vinda? A correta ingestão de carboidratos nesta recuperação pós treino não seria interessante/ fundamental do ponto de vista de evitar lesão, manter o tônus muscular…? Será que não faz diferença no que será catabolisado (gordura,carbo ou proteína) de acordo com o horário que cada um é ingerido, respeitando as sinalizações hormonais geradas pela atividade física?

É importante não generalizar o que se coloca para uma população geral/ sedentária para uma população de praticantes de atividades físicas mais intensas.


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Julia Engel

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