0

COMO DEIXAR O ABACATE NO PONTO PERFEITO?

Como tudo por aqui, vamos buscar a ciência para resolver esta questão!
Muita gente não consome abacate, pois diz que é uma fruta muito trabalhosa de amadurecer. Até é, mas podemos usar de certa química para ajudar e tornar o processo bem mais fácil (não é simpatia e nem receita de vó, é química mesmo!)

Vamos lá: só para começar, é importante dizer que dificilmente você encontrará no mercado um abacate maduro! Isso porque ele é uma fruta que só amadurece depois de colhido. (Há duas classificações para as frutas: aquelas que continuam amadurecendo após a colheita e aquelas que param este processo quando colhidas). Estas frutas que continuam a amadurecer depois de colhidas (chamadas climatéricas) vão liberando um hormônio (gás etileno) o qual é o grande responsável por este processo de amadurecimento. A liberação deste gás chega a um surto máximo exatamente quando elas atingem seu ponto máximo de madureza.

A grande questão para amadurecer rapidamente o seu abacate é expor-lo a uma grande concentração deste gás etileno. Como fazer isso? Simples: as próprias frutas liberam este gás, então, basta você colocar 2 abacates em um saco de papel (ou jornal) com pequenos furos. Isso permitirá que eles fiquem em contato com uma camada maior de etileno (sem que o gás “escape”). Mas, atenção, não coloque em saco plástico, pois a concentração do gás será excessiva e empurrará a fruta ladeira abaixo!

Agora, se você realmente tiver pressa, coloque um abacate junto com uma fruta GRANDE produtora de etileno no mesmo saco – uma maça, ou banana ou maracujá. Verifique este saco em 10 a 12h, ou você pode ter a surpresa de encontrá-lo já passado! Rs

Faça o teste e me conte! Bjs


avatar

Julia Engel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *