0

POR QUE O MEU PESO OSCILA TANTO?

Essa é uma questão clássica aqui no consultório! Muitas vezes os pacientes acham que é melhor se pesar em determinado horário do dia, pois estarão “mais magros”.

A grande questão é que as pessoas têm que aprender a parar com esta “neura” com os números todos os dias! A variação de peso até mesmo diária é normal! E isso não significa que você emagreceu ou engordou por causa disso! Ninguém engorda em UMA refeição! Se você comer “errado”, você até pode desequilibrar os seus hormônios e sinalizações em uma refeição momentânea e isso influenciar negativamente no seu rendimento no treino seguinte, mas isso não significa que você engordou ( = ganhou gordura).

Quanto mais treinado você for e fizer um acompanhamento nutricional legal buscando performance, provavelmente conseguiremos aumentar o seu estoque de glicogênio (o que é um fator muito positivo nos esportes de endurance). Com este aumento, provavelmente, o seu peso oscilará cada vez mais. Isso porque diferentemente da gordura, o carboidrato para ser armazenado (na forma de glicogênio), é armazenado junto com água (E ÁGUA PESA, gente! Mais que gordura!). Logo, quanto mais glicogênio, mais água, mais peso. A quantidade deste glicogênio é variável ao longo do dia. Sendo consumido e degradado dependendo das refeições e atividades.

Desta forma quanto maior o seu estoque de glicogênio, maior o seu peso no momento. E não necessariamente mais gordura! Ok? As oscilações rápidas de peso geralmente estarão associadas à água. O mais importante é o que está acontecendo com o peso a mais longo prazo.

Siga um programa nutricional compatível com suas atividades, com refeições que sejam prazerosas para o seu paladar e os resultados virão! Você terá certeza visual disso.. .não precisa se pesar toda hora! 🙂


avatar

Julia Engel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *