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TERMOGÊNICOS X PERDA DE GORDURA

Vamos falar de um assunto um pouco polêmico: termogênicos. Essas seriam aquelas substâncias capazes de acelerar o metabolismo e, para muitos, a esperança da perda de gordura sem esforço.

O que a ciência nos mostra é que as substâncias naturais, como, por exemplo (clássico), a cafeína e a sinefrina (citrus aurantium – vindo da casca da laranja amarga) têm sim sua eficiência em relação à melhora de performance nos treinos; porém com resultados pequenos em relação à perda de gordura propriamente dita quando apenas adicionados no dia a dia, sem considerar nenhum tipo de dieta e/ou exercício.

Eu adoraria falar que existe uma substância (ou um chazinho, como muitos adoram dizer) que faz milagres por você; mas eu vou sempre trabalhar com a ciência, que nos mostra que o caminho é um pouco mais trabalhoso! Rs.

Há substâncias capazes de acelerar o metabolismo, mas neste caso seriam hormônios (como o tireoidiano t3) ou substâncias como a efedrina, que antes da perda de gordura, causariam enormes efeitos negativos O QUE NÃO JUSTIFICA usar de forma nenhuma (a não ser em casos de doenças e prescritos por bons médicos).

Voltando aos nossos naturais – a cafeína e sinefrina, gosto de enxergá-los como coadjuvantes numa estratégia de alimentação e exercício:

Estudos mostram a capacidade da associação da cafeína com a sinefrina para maior mobilização de gordura quando utilizados para um treino; ou seja; sozinhos eles não aumentam significativamente a “queima calórica”, mas seriam capazes de aumentar a liberação de gordura para ser usada como fonte de energia para a atividade.

Vejo isso com “bons olhos” para 2 situações: poupar o glicogênio muscular em um atleta que busque performance e JUNTO com a dieta, favorecer a utilização de gordura como fonte de energia para uma atividade (fazendo com que haja perda de gordura corporal, quando associado a uma estratégia dietética para tal).

Resumindo, os termogênicos podem não ser tão eficientes quando olhados de uma maneira isolada, mas podem sim favorecer o metabolismo oxidativo quando bem aplicados – associados a um bom treino e uma boa estratégia nutricional.


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Julia Engel

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