0

Bicarbonato de Sódio na prevenção de Cãibras

Na última sexta postei uma foto do Bicarbonato de sódio escrevendo ser uma suplementação barata e boa; Muita gente questionou o porquê desta suplementação. Vamos a ela hoje então:

Para aumentar o desempenho em algumas modalidades, um importante fato a ser trabalhado seria retardar a fadiga muscular aguda. Ou seja; usar substâncias pontuais que aumentem a capacidade de contrair a musculatura em um momento em que esta já esteja fadigada (seja por inúmeras causas).

Especialmente durante exercícios de mais alta intensidade, a grande demanda de energia rápida acaba privilegiando a via de utilização da glicose como fonte de energia. Como consequência, seus subprodutos vão se acumulando e inibindo a “ideal” atividade enzimática. Dentre os subprodutos os íons H+ são relatados como os principais causadores da fadiga e,muitas vezes, das cãibras musculares.

O acúmulos destes íons diminui o pH intramuscular levando a uma acidose, que inibe a contração muscular. Os eletrólitos podem não conseguir “se movimentar” corretamente neste estado podendo causar a temida cãibra (não por falta de eletrólitos, mas sim por inibição do seu retorno para o meio intracelular pela acidose). Neste cenário é que seria bem vinda a suplementação com o Bicarbonato.

Por ser uma substância alcalina, ele neutralizaria, um pouco, este cenário de acidose causado pela atividade, tamponado este excesso de H+ liberad.

A quantidade estudada gira em torno de 0,3g de bicarbonato por kilo de peso corporal. O fator limitante neste caso é o desconforto gastrointestinal presente frequentemente. Cabe ao nutricionista e atleta chegarem juntos a uma quantidade e forma de absorção ideal.


avatar

Julia Engel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *