0

ESTADO DE FLUXO

Já ouviu falar de FLUXO? Focando no lado do esporte, pesquisadores acreditam que este estado está no centro de quase todas as vitórias esportivas (Senna descrevia muito bem este estado, quando relatava estar totalmente integrado ao carro e numa velocidade absurda: “eu estava pilotando meio que por instinto, mas numa dimensão diferente. Era como se eu estivesse num túnel. Eu continuava pilotando, cada vez mais. Eu estava muito além do limite, mas eu ainda conseguia encontrar algo a mais” – relatou Senna após um treino de classificação em 98).

A maioria de nós tem uma familiaridade passageira com o estado de fluxo.

“Se alguma vez vc já perdeu uma tarde em uma boa conversa ou se envolveu num projeto a ponto de esquecer de todo o resto, vc já passou por essa experiência. No estado de fluxo, ficamos tão concentrados na tarefa que estamos desempenhando que tudo o mais desaparece. Ação e consciência se fundem. O tempo voa. O desempenho vai às alturas.

Chamamos essa experiência de fluxo, pq essa é a sensação. É como se cada ação, cada decisão, levasse à próxima, de maneira fluida, sem esforço, de forma consciente. É a resolução de problemas em alta velocidade; é deixar-se levar pelo alto desempenho.

O estado de fluxo naturalmente transforma um fracote num fortão; um desenhista num artista; um “devagar e sempre” num velocista; uma pessoa comum num extraordinário. Tudo o que vc é capaz de fazer, pode realizar melhor estando no estado fluxo (seja treino, uma receita, amor..)

O fluxo é um estado de consciência ideal, em que nos sentimos melhor e atingimos o desempenho máximo.”

Trechos do livro “Super Humanos”. Recomendo para quem se interessa pelo assunto de “desempenho máximo”.

O esporte é um bom caminho para te levar a esse estado. Experimente…


avatar

Julia Engel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *