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Queijo “Lac Free” – vale a pena?

Cada vez mais as pessoas estão buscando um culpado para o excesso de peso de grande parte da população. Mas, muitas vezes, buscam colocar a culpa em alimentos específicos e acabam eliminando tudo da sua dieta habitual – o que, nem sempre, vai levar ao resultado que procuram!

Dentro deste cenário, os queijos “normais” são, muitas vezes, excluídos de uma alimentação diária e substituídos pelas versões “lac free”. Diante disso, muita gente se confunde: Uma coisa é um produto ser “lac free” porque sofreu (em um processo Industrial) a adição de enzima Lactase. Esta enzima “digere” a lactose, quebrando-a em 2 produtos menores (monossacarídeos): glicose e galactose. Desta forma (industrial), o produto passa a não conter mais lactose (ou mais popularmente torna-se – lac free).

Mas perceba: nada mudou! A não ser que uma molécula maior foi quebrada em 2 menores. Como qualquer outro queijo, estes são boa fonte protéica (inclusive de leucina – um aminoácido fundamental) e a quantidade de gordura vai variar de acordo como tipo de queijo (minas frescal e cottage com menor teor e os mais amarelos, com maior teor de gordura). Praticamente não contém carbo.

Já os queijos “veganos” são produtos totalmente diferentes! Apesar de serem também apresentados como “queijo sem lactose”, a composição é completamente diferente. Eles variam os ingredientes de acordo com as marcas. Usando como referencia este da foto: é o composto por amido, gordura de palma e aromatizantes. Por isso é fonte exclusivamente de carbo e gordura. Praticamente não contém proteína e nem aminoácidos essenciais (em 30g contém 7g de carboidratos e 7g de gordura).

Em minha opinião: se vc não é intolerante à lactose, coma o seu queijo “normal”. São ótimas fontes de proteína e cálcio, que, se bem distribuídos na dieta, ajudarão bastante. Além de serem mais baratos. Não culpe alimentos específicos pelo excesso de peso!


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Julia Engel

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