0

MELHORA DE PERFORMANCE: VO2 MÁXIMO

YLMSportScience postou no último Domingo esse quadrinho mostrando o VO2 máximo alcançado em várias modalidades de Endurance.

Fiquei pensando sobre e achei intrigante observar os exercícios nos quais maiores valores de Vo2max são atingidos no caso dos homens: são eles o ciclismo e Sky cross country. Na hora me veio à cabeça a relação com a performance do campeão mundial Montain Bike XCO.

O consumo máximo de oxigênio (Vo2 max) é definido como a maior taxa de captação, transporte e utilização de oxigênio durante um exercício exaustivo. A importância deste fator no esporte deve-se ao fato de ser descrito como uma das principais variáveis determinantes do desempenho em esportes predominantemente aeróbios.

Acredita-se que a sua capacidade de predizer o desempenho esportivo deva-se a sua relação com sistemas respiratório, cardiovascular e muscular.

Ou seja; aumentar o seu Vo2 máximo, sem dúvidas, te ajuda muito a evoluir na atividade.

Penso agora que talvez, não “por coincidência”, o atual campeão olímpico MTB XCO (Montain bike cross country); campeão da copa do mundo MTB XCO e campeão Mundial de MTB XCO – o suíço Nino Schurter   pratique também o Sky cross country na sua pré temporada (durante o inverno na suíça).

 Nada acontece por acaso para quem treina.. 🙂


avatar

Julia Engel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *