0

O Quanto se Esforçar??

Eu já escrevi aqui algumas vezes sobre o “Estado de Fluxo”. Nesse Estado, ficamos tão concentrados na tarefa que estamos desempenhando que tudo o mais desaparece. Ação e consciência se fundem. O desempenho vai às alturas.

Atletas/ Praticantes de atividades físicas se beneficiam demais nesse estado, uma vez que nesse estado de “consciência ideal”, nos sentimos melhor e atingimos o desempenho máximo. 

E, o quanto se doar para atingir esse estado? (Isso vale não só para treinos, mas para qualquer atividade da sua vida).

“O estado de fluxo surge perto do ponto emocional que fica entre o tédio e a ansiedade, que os cientistas denominam canal do fluxo – o ponto em que a tarefa é difícil o suficiente para fazer com que nos esforcemos, mas não tão difícil que nos fizesse perder o controle. Qual é esse grau de dificuldade? As respostas variam, mas a hipótese mais aceita é que fica em torno de 4 por cento.  Esse é o ponto ideal. Se você quer entrar em fluxo, o desafio deve ser 4 por cento maior que a sua habilidade. Em termos técnicos, o ponto ideal é o resultado final do que se conhece como lei de Yerkes-Dodson – o fato de que a pressão aumenta o desempenho até certo ponto, além do qual o desempenho se estabiliza ou declina. Dito de outra forma, não é muito. Na maior parte das situações, ficamos nos 4 por cento sem nem perceber.“

Trecho do Livro “Super Humanos”.


avatar

Julia Engel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *