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Por que não consigo manter uma velocidade mais alta?

Texto de hoje será dedicado tanto para os mais avançados, que lerão “por que eu não consigo manter um pace mais baixo”; quanto para os iniciantes, que lerão “por que eu não consigo correr mais do que alguns minutos?”. 

O processo e a base da explicação é a mesma! Mas, para os mais avançados, o processo começa a ocorrer quanto tentam reduzir o pace e, para os iniciantes, acontece logo que começam a trotar.

Vejo que muita gente tem vontade de correr, por exemplo, mas logo nas primeiras tentativas desistem por não conseguirem se manter mais de minutos naquela atividade. Acabam acreditando que aquilo não é para ele e nunca mais voltam a fazer. Nada disso! Provavelmente isso acontece pq a pessoa está super descondicionada e com qualquer atividade ou estímulo diferente ela já entre no sistema anaeróbio de geração de energia. 

Calma.. vamos explicar! Imagine assim: vc pode gerar energia de forma aeróbia (usando oxigênio) como acontece no seu dia a dia em qualquer atividade (dormindo, trabalhando). Vc se mantém vivo pq,predominantemente, está usando o sistema aeróbio e gerando energia para que seu corpo funcione. Quando vc começa uma atividade mais extenuante, começa a utilizar mais o sistema anaeróbio.

O sistema aeróbio já não dá mais conta de fornecer energia suficiente, pois a sua demanda por energia está mais rápida. Entra o sistemaanaeróbio! É como se vc gerasse energia mais rápido, mas paga o seu preço por isso! Rapidamente esse sistema gera como “resíduos” produtosácidos. Com isso, vc começa a gerar muito ácido em seu sangue e, como não é compatível com a vida cair o pH sanguineo, o seu corpo começa a usar sistemas para reduzir essa acidificação. Seu organismo começa a tamponar o ácido com o bicarbonato (uma base presente no seu sangue). No final desta via, “sobra” Co2 no seu corpo e vc precisa colocá-lo “para fora”. Neste momento (para expulsar o Co2), sua respiração fica mais ofegante.

Tudo isso acontece em minutos de atividade mais extenuante (seja ela um trote para iniciantes ou uma velocidade mais rápida para outros) e vc não consegue se manter assim!

Por isso, não é que aquela atividade não seja para vc, mas sim que vc começou intenso demais! Inicialmente temos que criar mecanismos “de base” para que a atividade possa ser mantida sem “acidificar” tanto logo no início.

Aposto que se vc reduzir a velocidade e caminhar rápido ou trotar bem devagar vc consegue se manter muito mais tempo na atividade. O seu corpo só precisa de tempo de treino e uma alimentação bem feita para se adaptar!


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Julia Engel

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