0

Por que sinto mais fome quando tomo “café da manhã”?

Ouço muito isso diariamente… Mas isso acontece mesmo? Por quê?

Pode acontecer sim! O que não significa que “é errado” ou que você não vai emagrecer se “tomar café da manhã”! Sem neuras! Vamos à ciência.

Se você janta cedo com pouco carbo, não come mais nada até dormir e fica até a manhã seguinte sem ingerir nada, possivelmente, você começa a produzir corpos cetônicos; Ou seja, você começa a transformar a gordura liberada dos adipócitos em corpos cetônicos para utilizá-los, posteriormente, como fonte de energia. Com isso (aumento de corpos cetonicos produzidos no organismo) você sente uma saciedade maior, ou seja, menos fome e consegue se manter neste estado por um bom tempo.

Já quando você come alguma coisa de manhã, automaticamente, vc “quebra” este estado de jejum e esta produção. A liberação de alguns hormônios após a alimentação inibe a continuidade da produção de corpos cetônicos e pode levar ao estado de fome algumas horas após. Normal! Isso não é um erro, é um balanço hormonal natural. O que vai garantir um período de saciedade maior ou menor após esta refeição será a qualidade da mesma: Quanto maior a presença de fibras e gorduras, mais saciedade.

Mas, algumas coisas precisam ser ditas! Não precisamos entrar neste processo de cetose para “queimar gordura”! A gordura pode ser metabolizada e utilizada como fonte de energia mesmo sem estarmos em cetose! Ou seja, mesmo que você “quebre” este estado alimentando-se pela manhã,você não vai deixar de emagrecer! E também não significa que a cetose seja a melhor estratégia para a perda de gordura! Basta saber construir uma dieta adequada para você, respeitando principalmente o momento do dia que você treina e o tipo de treino que faz! Colocando uma boa distribuição de carbo/ proteína após o treino, já podemos acelerar o metabolismo e ter um ótimo resultado sem ter que ficar em jejum… Mas, isso já é papo para outro texto!

.


avatar

Julia Engel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *