0

Proteína Engorda?

Muita gente acha que tem que reduzir carboidrato; que deve restringir a gordura (que é bem calórica) .. pra perder peso! Mas, na moda das dietas protéicas, acham que a proteína é “free”.. Pode comer a vontade, que não engorda! 

O raciocínio (muito simplificado da bioquímica) seria: a ingestão de excesso de gordura e carbo são armazenados no corpo (na forma de gordura ou glicogênio), mas o organismo não possui condições de armazenar excesso de proteína. 

Parte do raciocínio está correta, realmente não armazenamos proteína para usar posteriormente. Porém, o excesso de proteína ingerida (o que não é utilizado) pode ser convertido em gordura.

Quando a quantidade ingerida supera a necessidade para síntese proteica ou de outras moléculas nitrogenadas, os aminoácidos são liberados na corrente sanguínea e, posteriormente, desaminados. O esqueleto de carbono gera metabólitos que podem ser usados para fornecer energia ou UTILIZADOS PARA SÍNTESE DE ÁCIDOS GRAXOS (gordura). Está certo que a proteína “gasta mais calorias” para ser usada como fonte energética do que os outros macronutrientes. Mas, mesmo assim, o excesso pode ser armazenado.

Portanto.. não saia adicionando “Whey” em tudo ou comendo kilos proteína achando que “tudo bem”. Não adianta fugir: a dieta tem que ser balanceada pra atingir seu objetivo!

.


avatar

Julia Engel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *