0

Recuperação Muscular

Não só todo o “pré treino” ou “pré competição” é fundamental para performance, mas também os “pós”! Muita gente fica atento só ao pré e, na empolgação e felicidade após, acaba pulando refeições e momentos de recuperação importantes.

Esse fato repetido inúmeras vezes pode gerar um cansaço e uma fadiga extrema no final de uma semana, por exemplo. Você treina super bem até quarta e na sexta já está acabado? Talvez seja hora de rever os seus momentos “pós”!

Um estudo bem recente publicado na Frontiers in Nutrition mostrou que uma suplementação para reduzir um pouco a acidificação após um treino intenso pode ajudar nessa recuperação pontual pós exercício.

Seria ela o Bicarbonato de sódio!  O mesmo que já utilizavamos eventualmente no pré treino como um tamponante. Por este mesmo mecanismo de controle ácido/base, o estudo mostrou que atletas de boxe que fizeram uma seção de exercício intenso e suplementaram o bicarbonato no pós, performaram melhor numa segunda atividade seguinte: Uma corrida até exaustão (75 min após o término do primeiro treino).

O estudo sugere que esses aumentos no equilíbrio ácido-base durante a recuperação pós-exercício facilitaram a melhoria na sessão subsequente de exercício.

OBS: Não é para ninguém substituir toda a refeição pós pela suplementação, ok? Acredito que a suplementação seja apenas um detalhe pontual que pode ajudar em alguns casos específicos (de 2 treinos muito puxados num mesmo dia, por exemplo!).

NADA substitui a alimentação bem feita!


avatar

Julia Engel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *