0

Farelo de Aveia para Perda de Peso


Sempre fui fã de fibras alimentares / farelos. Já escrevi aqui algumas vezes sobre farelo de aveia e agora essa pesquisa (bem recente – Nutrients 2019) sobre o farelo de arroz me chamou a atenção. Vou dividir aqui algumas conclusões interessantes desta:

Inicialmente, o que seria Farelo de Arroz??Ele é um dos subprodutos produzidos na indústria de moagem de arroz e contém alguns nutrientes em boas quantidades (ácidos graxos insaturados, K, Ca, Mg e Fe e antioxidantes). 

Além disso, destaca-se por ser uma rica fonte de fibras alimentares, oligossacarídeos, hemiceluloses e polissacarídeos, bem como alguns fitoquímicos. 

Essas características o tornariam um produto interessante, que poderia ter  benefícios para a saúde. 

Os resultados do estudo (feito em ratos) mostram que esta suplementação proporcionou um efeito de redução no peso corporal, redução do tamanho dos adipócitos (células que armazenam gordura) e benefícios em alternâncias bioquímicas relacionadas à obesidade induzida pela dieta dos animais.

O estudo conclui que o farelo de arroz pode atuar como um complemento anti-obesidade em ratos, limitando assim as doenças metabólicas associadas à obesidade e ao acúmulo de gordura corporal.

Atenção! Esses são dados de apenas um estudo feito com animais, mostrando o benefício desta suplementação; o que não significa que a dieta continua sendo a base de qualquer coisa! Ok? Não interprete como: “coma Nutella e inclua o farelo..”. 😜





avatar

Julia Engel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *