0

Qual carbo escolher?

Muita gente fica presa a um único tipo de carboidrato por achar que é a única possibilidade na dieta, quando, na verdade, a diversidade pode acontecer sem que haja prejuízo algum para o seu Programa Alimentar. 

As vezes, vejo que as pessoas se prendem a detalhes pequenos (como alguns gramas de carbo a mais ou a menos) e não se importam com  “uma visão mais macro” do programa nutricional. Focar demais em detalhes pode acabar desviando sua atenção de coisas mais importantes. 

Vou colocar hj o exemplo das batatas, aipim e inhame como fontes de carboidrato. Todos excelentes fontes de amido. Obviamente haverá algumas alterações na composição de cada um. Mas são alterações pequenas (um pouco mais de fibra, um pouco mais de carbo..), mas que, no geral, não farão tanta diferença! Escolha o que vc mais gosta; Ou melhor, varie as fontes!

Na foto coloco a comparação (tabela IBGE 2019) da quantidade de carboidrato e fibra por 100g de cada. O inhame tem um pouco mais de carbo, comparado com os outros, mas são poucos gramas. Vc pode variar! Sem culpa e sem neura. 

Em relação à quantidade fibra alimentar, consideraria que nemhum é grande fonte de fibra, de modo que o que irá interferir mesmo na velocidade de absorção seria a presença ou não de uma salada junto. Quando comemos o carbo junto com uma boa salada (folhas..fonte de fibras alimentares), estamos reduzindo a carga glicêmica da refeição; isso é, reduzindo a velocidade de absorção deste carboidrato, reduzindo a quantidade de insulina liberada (mas isso já é assunto para um próximo post). 

Eu sempre digo: a base do programa é o fundamental. Os horários de cada macronutriente, as combinações… isso sim faz diferença, quando fazemos uma dieta relacionada com a prática de alguma atividade física. 

Aproveito o texto para dizer: tendo uma base “ideal”, não será uma refeição livre ou alguma eventualidade que alterará alguma coisa no seu resultado! Vc pode comer sua sua “pizza”, desde que essa não seja a sua rotina! Vc pode comer sua ceia de Natal, pois isso acontece 1 vez no ano! Não vai influenciar nada na positividade do seu resultado! Só não vale “enganar” a semana inteira e ainda chutar o balde no fds… aí não há conta que feche! 😜✌️



avatar

Julia Engel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *