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SAUDÁVEL, LIMPO ou BOM PARA PERFORMANCE?

No mundo “oba oba” do instagram em que blogueiras falam com toda a certeza sobre assuntos da Nutrição que até nós (que lemos 20 livros de bioquímica pra entender uma vírgula) temos dúvidas, um tema que acaba deixando as pessoas confusas é: devo optar por alimentos saúdáveis? “limpos”? mas e os suplementos? eles passam pela indústria; por isso, não posso tomar?

Vamos aos poucos. O que seria um alimento saudável para vc? Seria aquele que te gere saúde. De cara, já percebemos então que o “saudável para vc” pode não ser saudável para a outra pessoa. Isso pq cada um é diferente e tem suas próprias necessidades de acordo com a fisioloigia e atividades praticadas. Um alimento cheio de carboidrato, por exemplo, pode ser saudável para uma pessoa que necessite daquele aporte em um momento, mas pode ser uma “bomba” para outra pessoa que não tenha tal necessidade. Entende a diferença?

Sobre o “comer limpo”, que todo mundo preconiza atualmente. Acho legal, mas sem extremismos hipócritas, por favor! Não é pq vc não plantou a sua própria aveia e ela veio embalada numa caixinha no supermercado que ela é o demônio. Pelo amor de deus! Outra questão sobre o “limpo”: Não é pq é limpo que é saudável para vc! Tâmaras são “limpas”, mas se você comer uma dúzia de uma vez, provavelmente, fará um pico de glicemia, o que pode fazer o alimento deixar de ser saudável para vc.

E o “bom pra performance”?  Alguns alimentos podem ser “limpos, saudáveis”, mas não necessariamente favorecerão a sua performance se incluídos num pré treino, por exemplo. Outros suplementos podem não ser “limpos” pq passaram pela indústria, foram modificados e continuam sendo indicados para aumentar performance (sem deixar de ser saudável pra vc).

O que eu quero dizer com isso tudo? Não seja levado pelo marketing. Não cai na indústria do “isso pode, isso não pode”.. Não consuma todos os produtos da lojinha do verde! Veja o que é bom pra vc! Saudável pra vc! Não se ponha restrições desnecessárias! 


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Julia Engel

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