0

Fome

Acabei de ler esse artigo bem recente publicado na Sleep Science (Hunger hormone and sleep responses to the built-in blue-light filter on an electronic device: a pilot study) e achei bem interessante! Ele é um dos primeiros estudos que correlacionou a função “night shift” do IPad com a quantidade de leptina circulante (leptina é o hormônio responsável pela inibição da ingestão de alimentos). O artigo é bem longo. Vou resumir aqui pontos importantes apontados:


Os resultados estabeleceram um vínculo novo, sugerindo que o uso de dispositivos eletrônicos à noite pode resultar na supressão moderada dos níveis de leptina e na qualidade do sono prejudicada, com diferenças insignificantes associadas à ativação ou não do recurso ‘Turno da noite’.

As tendências em direção à diminuição dos níveis de leptina, quando os indivíduos foram expostos ao iPad, indicam que os indivíduos eram mais propensos a sentir fome após níveis mais altos de exposição à luz azul.


As vias pelas quais a luz modula as concentrações de leptina ainda não são conhecidas.


Só uma colocação minha agora: não quero aqui ser hipocrita e dizer para ninguém usar mais telefone/ aparelhos eletrônicos ou vão ficar obesos! Por favor! É só um estudo mostrando uma tendência. Podemos ficar ligados e aproveitar para ler mais livros mesmo! Mas não estou aqui levantando bandeira contra tecnologia e pedindo para todo mundo voltar para as cavernas, ok?


Outro fator: não vamos zonear a alimentação do dia inteiro e culpar apenas a luz do celular pela fome enlouquecida de madrugada, certo? Vamos corrigir a dieta de base primeiro!


avatar

Julia Engel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *