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Posso beber Leite?

Acho estranho como o “sim” para esta pergunta causa tanta estranheza! Após terrorismos implantados em cima de alimentos, o leite foi um dos mais afetados! Mas afinal, o que o leite contém?
Nutricionalmente falando, ele é fonte de carboidrato e proteína – 200 ml fornece em torno de 9g de carboidrato e 6g de proteína. A gordura pode estar presente tb (em leites integrais) ou não (na versão desnatada). Diria que tem uma boa composição, mas, para ser a única fonte proteica de uma refeição, talvez devesse ser completada com alguma outra fonte de proteína, na maioria dos casos.
Atualmente há no mercado opções de leites com o teor proteico mais elevado. Eu conheço o “Molico + proteína” e o “Itambé Pro”, ambos passam por um processo no qual concentram mais a própria proteína já presente no leite. Gosto deles, porém, são bem caros ainda quando comparados ao “leite normal”. Geralmente fornecem uma proporção de 13g de proteína para 9g de carbo por copo.

Mas então, pq eu “não poderia” consumir leite e derivados? Quem defende esta teoria aponta como “vilã” a lactose presente neste. Para ninguém achar que lactose é um bicho de outro planeta, vamos esclarecer o que é exatamente: ela é o carboidrato presente neste leite. Seria o “açúcar” do leite. Formada pelos monossacarídeos glicose + galactose, ela nada mais é do que uma fonte de carboidrato.
Como qualquer carbo (ou como qualquer macronutriente) deve ser calculada dentro de um programa nutricional de acordo com seus objetivos, mas, de forma alguma, encaro como “vilão” ou algo que não vai te deixar emagrecer! Emagrecimento é um “contexto” de um dia inteiro e não um alimento isolado. 🤗 .
Obs: da mesma forma, ninguém “é obrigado a gostar”. Se não gosta, não precisa consumir!


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Julia Engel

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