0

Fatores Externos que podem estar dificultando a perda de gordura

Além do “básico”, que a grande maioria já sabe sobre perda de gordura (como a redução do valor calórico e melhora na sensibilidade a alguns hormônios chaves), alguns outros fatores “menores” tb podem contribuir para aumentar ou reduzir a sua oxidação de gordura! 

É o caso do estudo super recente (publicado em janeiro deste ano), que mostrou a relação entre a deficiência de Ferro e a redução da lipólise (perda de gordura) mediada por catecolaminas. 

Deixa eu explicar melhor (resumidamente e tentando passar para uma linguagem mais simples) esse artigo antes: o objetivo do estudo foi avaliar o efeito da deficiência de ferro no metabolismo da gordura. 

A deficiência de ferro tem sido associada à obesidade e a distúrbios metabólicos relacionados. 

Neste estudo as células do tecido adiposo foram separadas e “preparadas” para não “interagir” com o ferro livre. Assim, os pesquisadores puderam avaliar e comparar a ação das proteínas importantes para a “perda de gordura” quando o ferro estava presente ou não (quando as células eram submetidas a ação de catecolaminas*). 

Em conclusão, os resultados indicaram que a baixa disponibilidade de ferro reduziu a “quebra de gordura” estimulada por catecolamina*, principalmente por regular negativamente as enzimas lipolíticas (envolvidas na perda de gordura). 

*catecolaminas são hormônios liberados na circulação sanguínea na presença de um estresse psicológico ou físico.


avatar

Julia Engel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *