0

Cogumelos são Proteína?

Amo cogumelos! Todos os tipos! Acho que têm um sabor único, maravilhoso! 

Mas, ao contrário do que muita gente pensa, não os colocaria como FONTE DE PROTEÍNA de uma grande refeição. 

Vejo que muitos vegetarianos usam-no como proteína de almoço ou jantar. Essa é uma confusão que se faz e vou explicar pq.

Segundo a RDC, um alimento é considerado fonte de proteína se ele tiver o mínimo de 6 g de proteína por 100g. Isso acontece nos cogumelos quando consideramos sua versão seca, desidratada! Na forma como comemos ele teria em torno de 2g de proteína em cada 100g! Ou seja, para atingir 20g de proteína (o mesmo que um filé, por exemplo) vc teria que comer 1kg de cogumelo!! 

Se vc consumir 200g (que já é bastante) vc estaria comendo apenas 4g de proteína na sua refeição! Olha! Não estou dizendo que vc não possa ser vegetariano e nem que tenha que comer carne! Estou apenas pontuando que os cogumelos não devem ser a sua única fonte proteica! 

Nos meus programas alimentares costumo colocar os cogumelos como “livres”, uma vez que possuem baixo valor calórico e grande parte do carboidrato vindo de fibras alimentares (excelente). Além disso, são fontes de micronutrientes como vitaminas e minerais! 

Concluindo: são sim um excelente alimento, só não devem ser considerados única fonte de uma refeição!


avatar

Julia Engel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *