0

Alcalinizar?

Vc está se preocupando com o lado errado!

Recebi uma dúvida hoje e me veio à cabeça uma questão: vcs estão se preocupando com o lado errado da reação!! A dúvida foi “quando vc aquece a proteína, não ocorre desnaturação?” SIM!! Ocorre!
A desnaturação de uma proteína nada mais é que uma mudança em sua forma tridimensional. Com isso, vc muda toda a estrutura desta proteína que pode não desempenhar a mesma função que antes! Quer ver de forma prática? Isso acontece quando vc cozinha um ovo! A mudança do aspecto/ textura da clara ocorre pela desnaturação da proteína (que aconteceu pelo calor ao qual foi submetida). Isso é ruim? Depende! Se vc precisava da clara transparente e líquida, eu diria que sim!
Falando sério agora, no processo de digestão da proteína ela é “quebrada” em aminoácidos! Vc não vai absorver a proteína intacta. Por isso, se ela sofreu desnaturação antes de vc ingerir, não faz diferença!

O que faz diferença para vc é como estão as proteínas “funcionantes” do seu corpo!
Aquelas proteínas que o seu próprio corpo sintetizou a partir dos aminoácidos que vc absorveu no intestino! Voltando, vc ingere uma proteína; ela é quebrada em aminoácidos e depois o seu próprio corpo sintetiza uma nova proteína (juntando novamente os aminoácidos). Acompanhe agora: essa proteína que está no seu corpo, desempenha papéis específicos de acordo com sua estrutura e estas sim não podem desnaturar!! Ou vc vai perder funções fundamentais do organismo. Por isso, temos um ajuste muito fino em relação à temperatura, pH… internos! Por isso, NÃO TENTE ALCALINIZAR o seu sangue, por exemplo! Se vc variasse o seu pH interno aí sim as proteínas desnaturariam e vc morreria!! Entende?? Pare de se preocupar com o que não precisa (externamente) e se preocupe realmente com o bom funcionamento interno do seu corpo; com uma ciência que não seja BROscience, por favor!


avatar

Julia Engel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *