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Posso comer Macarrão?

Um prato amado por muitos e um clássico dos que não se entendem muito com a cozinha, o macarrão é visto sempre como “calórico” ou que vai “de encontro a qualquer dieta”. Nesse período, em em muito estão tendo que cozinhar diariamente, vejo que ele está cada vez mais presente. Mas e então? Seria um “furo” na sua dieta?

Vamos lá: o que é macarrão? Geralmente é feito com sêmola de trigo, água, sal e ovo. Ou seja; basicamente uma fonte de carboidrato!

Não posso aqui dizer quanto de carboidrato cada um deve consumir por dia, isso é, inevitavelmente, uma questão muito individual que envolve o objetivo da dieta de cada um, se é sedentário ou não; que tipo de treino pratica… Mas, como já escrevi algumas vezes, não acredito que o carboidrato tenha que ser excluído de uma dieta! Pelo contrário, em muitos casos, são bem vindos e te ajudariam no seu objetivo! Basta respeitar a fisiologia e saber quando e como incluir.

Alguns “cuidados” – algumas questões podem ser pontuadas e observadas quando preparar um macarrão: ele (isoladamente) é um carboidrato de alto índice glicêmico, assim, na maioria das vezes, deve ser preferencialmente consumido junto com fibras alimentares (coma uma salada antes ou inclua vegetais na sua preparação); além disso, não deixe de incluir uma boa fonte de proteína nesta refeição (pois apesar do macarrão ser feito com ovos, a quantidade de proteína é bem pequena). Cuidado com molhos extremamente gordurosos que farão com que o valor calórico do prato suba demais! O clássico molho de tomate é sempre uma boa pedida, uma vez que é fonte de fibras, antioxidantes… É normal as pessoas não terem muita noção da quantidade (talvez aí seja o “perigo”)! Vou tentar ser objetiva: 40g de macarrão (cru) teria em torno de 30g de carboidrato (o equivalente a 150g de batata, por exemplo). Essa quantidade (40g) equivale a 1/2 prato da massa pronta.

Esta informação seria de um macarrão “clássico”. Vou fazer um post para comparar todos os tipos para vcs!


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Julia Engel

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