0

Posso tomar Advil?

Posso tomar Advil NA PROVA?

Muitos atletas amadores usam anti-inflamatórios (AINEs) em provas (Advil principalmente) para tentar minimizar a dor e “render melhor” na prova alvo ou treino longo.
Eu sempre digo que não adianta olhar apenas “uma via” da nutrição ou da ciência! Algumas coisas que fazemos tentando aliviar um lado podem prejudicar bastante outro e acabar não sendo vantajoso no final das contas.
É o caso do famoso Advil. Ele é um medicamento anti inflamatório não esteroidal. O que muita gente não sabe é que a sua utilização durante a atividade é um fator de risco para hiponatrenia (baixa de Sódio) por uma alteração na função renal! Isso poderia causar um desbalanço de eletrólitos (podendo levar à cãibras e queda de performance). Uma explicação rápida: O “trabalho dos rins” é mantido durante o exercício pelas prostaglandinas vasodilatadoras, apesar da redução no fluxo sanguíneo renal durante o treino. Os AINEs inibem a síntese renal dessas prostaglandinas podendo prejudicar a função renal.

Algumas vezes vc pode estar fazendo tudo certo e, na prova, não desempenha tão bem não por uma questão nutricional em si… mas pela inclusão destes fatores (aperentemente inofensivos) que interferem no seu balanço eletrolítico! Não faça “achismos”, faça com profissional. 😉


avatar

Julia Engel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *