0

Qual macarrão usar?

Vamos comparar as massas? Macarrão normal/ macarrão integral/ macarrão de feijão ou Konjac.

Vamos lá! Fiz um post anterior explicando que o macarrão nada mais é que uma fonte de carbo e pode ser incluído numa dieta. Disse que o macarrão “normal” (isolado) é um carbo de alto índice glicêmico (ou seja, seria absorvido rapidamente gerando um pico de insulina). Mas então, será que o macarrão integral ou feitos com outras matérias primas fazem diferença? Vale a pena comprar os outros?
Vamos comparar o macarrão “normal” com o “integral”, o de “feijão” e o “konjac”. O macarrão integral difere do normal pela inclusão (geralmente) de farelo de trigo como segundo ingrediente. O farelo de trigo é sim uma boa fonte de fibra, mas provavelmente a quantidade adicionada não é tão grande. Enquanto o macarrão tradicional fornece em torno de 2,5g de fibra (por 80g), o integral fornece 3,7g. Não faz tanta diferença assim! Usando um ou outro seria importante vc comer uma boa salada antes para aumentar a quantidade de fibra e baixar o índice glicêmico da refeição!

O macarrão de feijão é bem diferente. Ele é feito apenas com feijão ou feijão e soja. É interessante nutricionalmente falando por ser rico em fibras e fonte de proteína. Continua sendo tb fonte de carboidrato, mas contém mais proteína do que o macarrão de trigo. Eu acho gostoso, mas gosto é bem individual.
Já o konjac é outra história! O konjac não é um macarrão propriamente dito. Ele é uma fibra pura, feito desta raiz “konjac”, que é riquíssima em glucomanan (uma fibra alimentar natural). Por isso, ele praticamente não tem calorias e não tem carboidrato. Por essas características, é capaz de gerar saciedade. O sabor não parece de uma massa! Na verdade, ele não tem muito gosto… vc até pode criar algo gostoso, dependendo do molho que coloque.

Mas atenção! Voltando ao post anterior, eu não disse que vc não possa comer o macarrão normal numa dieta para perda de gordura. Vc pode comer o carboidrato, desde que calculado na sua dieta! Vc não precisa comer apenas konjac! Coloquei aqui na comparação apenas para mostrar as diferenças!


avatar

Julia Engel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *