0

AÇÚCARES! As pessoas fazem uma confusão com isso!

Vamos lá! Tentar explicar as diferenças básicas!

O que é “açúcar”? É um tipo de carboidrato. O “açúcar de mesa” um dissacarídeo. Esse “di” é porque é formado pela junção de 2 substâncias menores: a glicose e a frutose! 

Todo carboidrato é açúcar? Não é exatamente assim. Os carboidratos podem ser diferentes junções que não obrigatoriamente “açúcar”. Mas todo açúcar é um carboidrato.

Apesar de todos os carbos (independente da fonte: batata, pão) acabarem sendo todos “quebrados” em moléculas menores para serem absorvidos (serão quebrados em glicose, frutose ou galactose); não podemos dizer que “tanto faz”, ou que serão digeridos vida mesma forma! Isso porque, dependendo do tipo de carbo (presença maior ou menor de fibra..), a velocidade de absorção é diferente! E isso pode influenciar na liberação de hormônios e como o seu corpo “reagirá” a cada um.

Mas, depois desse panorama geral, vamos voltar ao post de hoje: 3 tipos diferentes de açúcares: “demerara”; “orgânico” e “fit”! Preste atenção: todos esses carbos são açúcares! Qual a diferença entre eles? 

Nutricionalmente falando, não há tanta diferença assim! Ser um açúcar orgânico ou um açúcar demerara não muda a composição da substância. O q muda neste caso é: Orgânico = cana cultivava sem agrotóxicos. Demerara = é menos processado que os outros tipos de açúcar, mantém um pouco mais os nutrientes presentes na cana.

Já este “união fit” é um pouco diferente pq ele é um produto criado pela marca para reduzir o valor calórico do açúcar tradicional. O que eles fizeram foi mesclar o açúcar com um adoçante; criando um produto com 50% menos de carboidrato e, consequentemente, 50% menos calorias. 

Não vejo tanta vantagem em usar este não. 

Na minha opinião: primeiro – tente não depender do sabor do açúcar na sua rotina (obviamente não estou dizendo que seja proibido 1 sobremesa com açúcar num fds..). 

Se vc não ainda não consegue retirar de tudo, vá, aos poucos, reduzindo a quantidade! O paladar se adapta! Não se engane usando um monte de açúcar “demerara”, “mascavo”, “açúcar disso, açúcar daquilo”… pode ser um pouco mais natural .. mas todos são açúcar!!


avatar

Julia Engel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *