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Manteiga de coco? Vale?

De uns tempos pra cá o coco virou o “rei”… é coco desde no café “pré treino” até no creme do cabelo. 

Eu já disse que não gosto quando algum alimento é colocado assim, como “mágico”, “bom pra tudo”… 

Como canso de dizer: nada é vilão, nada é mocinho. Parem de olhar os alimentos assim! Tudo depende de respeitar a fisiologia do seu corpo.

O coco é fonte de gordura. Mas uma gordura um pouco diferente: é tipo q conhecemos como “MCT”; traduzindo = triglicerídeos de cadeia média. Simplificando, significa que esta gordura tem uma cadeia de carbonos um pouco menor (média) e, por isso, é utilizada pelo organismo de maneira um pouco diferente. Para simplificar a explicação, vou abreviar que esta gordura é absorvida mais “rapidamente”, passa por menos “etapas” para ser utilizada como fonte de energia.

É legal por ser natural, nada modificada. Mas isso não significa que vc possa comer à vontade! Não deve. 

Comparando-a então com uma manteiga tradicional (feita com o creme do leite).

Em 10g, a manteiga (tradicional) tem 8g de gordura e a de coco teria 4,5g. Isso pq a de coco tem um pouquinho de carbo e um pouquinho de proteína. Já a manteiga tradicional é fonte apenas de gordura mesmo. 

Mas, a diferença está no tipo desta gordura, como expliquei acima. A de coco é grande fonte de ácido laurico, este tipo de cadeia média (MCT). Já a manteiga tradicional não seria.

Sendo assim, usaria (a de coco) mais em um momento em que vc precise dessa gordura disponível mais rapidamente (talvez antes de atividade?!), fora isso, não vejo muitas vantagens em mudar.

Por favor, não saia se entupindo de gordura de coco.. isso não vai dar certo! 😉


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Julia Engel

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