0

“O que eu posso comer?”

Vira e mexe eu recebo essas perguntas aqui: “vou ter uma festa… o que eu posso comer “na dieta”?”

Eu não acho que o raciocínio tenha que ser este! Acho que é tentar ter um controle de algo impossível ou minimamente chato de se controlar!

Por isso muitas pessoas não conseguem “fazer dieta”! O raciocínio sobre a “dieta” está equivocado! Não é assim que se “faz dieta”… tentando controlar absolutamente tudo o que se come!

A alimentação saudável, seja ela para performance, perda de gordura, ganho de massa muscular, deve ser enxergada de outro ângulo, na minha opinião. 

Vc tem que pensar em manter uma BASE viável para vc. Uma base alimentar (no dia a dia) que mantenha os seus hormônios e sinalizações (de acordo com o treino) dentro dos seus objetivos.

Desta forma, o seu corpo vai estar ajustado, saudavel e “trabalhando a seu favor”. Com isso, não vão ser momentos eventuais (uma festa, um domingo) que vai estragar tudo se vc “fugir daquela regra” em uma eventualidade, entende?

Eventos fora da rotina vão acontecer, eventualmente, e vc não pode e nem deve controlar o que vai comer “de menos pior” (mas tb não é para chegar esfomeado e comendo tudo o que se vê pela frente! ✌️). 

Tenha uma rotina saudável, foque no ganho/ manutenção de massa muscular… são questões “básicas” que te ajudam a ter um metabolismo mais acelerado e te permitem eventualmente, se vc sentir vontade, sair da dieta sem ganhar peso! 

Se vc restringe demais as calorias o tempo inteiro, tentando sempre gerar um déficit para compensar “besteiras” que come no dia, não vai dar certo!

Vc pode estar “errando nos macronutrientes” perdendo massa muscular, fazendo picos de insulina em vários momentos do dia, aumentando cortisol.. todas essas situações podem levar a um aumento de gordura corporal. 

Dieta não significa “nunca mais vou comer doce”! Começando com este raciocínio, ninguém vai ter motivação para começar! Tenha uma dieta saudável para vc, de acordo com os seus objetivos. Com isso, vc pode ir a um evento especial e comer um doce sem ganhar 1kg no dia seguinte por causa disso! 


avatar

Julia Engel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *