0

UP no Treino

Muitos atletas eventualmente me questionam pq alguns “intra treino” dão muito mais “up” que outros mesmo tendo a mesma quantidade de carboidrato.

Não estou me referindo à presença ou não cafeína associada neste caso.. concentrando apenas no carboidrato mesmo:

Muitas vezes, fico buscando explicações, mesmo que não tenha ainda algum estudo científico comparando.
Por exemplo, as pessoas tendem a achar que o gel Sis, por ser bem mais líquido, é engolido rapidamente e pode dar menos saciedade (e “menos efeito”). O mesmo caso de balas de coco, que dissolvem muito rapidamente.
A explicação que vejo é que a presença física do carbo na boca já gera uma resposta no sistema nervoso central.
Além desta explicação, saiu um estudo recente mostrando que ingerir um volume de líquido maior de uma única vez, seria melhor do que fracionar em pequenos goles, mostrando a importância de um volume determinado.

Com isso, os carbos que quase não fazem volume e são ingeridos muito rapidamente não geram tanto este “efeito imediato”. Faça um teste.. tente ficar com o carbo (seja um gel ou bananada…) por mais tempo na cavidade bucal antes de engolir.
E observe se te dará uma “resposta mais imediata”. Atenção: ambos gerarão a proposta de manter a glicemia.. mas, alguns podem te dar um conforto mais imediato. Mas, em alguns casos, a praticidade de algo mais rápido de ser ingerido tem seu valor tb.
Observe a sua prova/ treino e trace a melhor estratégia de modo que vc não sinta fome e nem perca tempo mastigando varias vezes algum carbo.


avatar

Julia Engel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *