0

Metabolismo…

foram 90’ aí…bastante tempo pra pensar e dar uma viajada no metabolismo:
Comecei pensando no que eu tinha comido e como estariam meus estoques de glicogênio.
Como treinei ontem e fiz alguns “pós” com quantidade razoável de carbo, provavelmente, estaria com bastante reserva deste, armazenada tanto no fígado quanto na musculatura. Não estava em cetose. O treino foi bom.

Fiquei pensando como deve ser difícil para as pessoas q não são da área entender sobre jejum/ low carb/ cetose.. com tanta informação cruzada por aí!
As pessoas querem simplificar tudo a uma única via e única visão sobre o metabolismo. Vou explicar: escuto pessoas colocando a cetose como um benefício extraordinário sobre “desinflamação do organismo” e qualidade de vida.. Ao mesmo tempo q pontuam a dieta com mais carbo como “coisa do passado” e extremamente pró inflamatória! 🧐
A questão bate na mesma visão “única” sobre o documentário “game changers”, mostrando que a dieta vegana é o melhor para a performance; desta vez pontuando a carne como vilã e “inflamatória”.
Gente! Pode haver dieta com carne inflamatória ou não; assim como pode haver dieta com carbo inflamatória ou não!
Não se pode olhar a ciência apenas por uma via!
A dieta com carboidrato não necessariamente será maléfica e nem a insulina é apenas “do mau”.
Cabe a nós, nutricionistas, olharmos com uma olhar mais amplo como está o metabolismo do paciente em cada horário do dia! Que tipo de treino ele fez? O que o metabolismo dele pede neste momento?
Não adianta querer simplificar e apontar essa ou aquela dieta como inflamatória! Toda a sinalização depende de como está o seu organismo naquele momento.
Concordo que se vc não estiver precisando de carbo e ficar se entupindo deles (de qualquer qualidade) ao longo do dia, vc não estará saudável! Mas, isso não significa que carboidrato de uma forma geral irá te fazer mal! Não! Vc não será inflamado pq não faz cetose ou jejum!

Não estou levantando nenhuma bandeira não! Cada dieta tem seu porquê! Só estava pensando q não dá pra simplificar tudo e apontar tal como boa e tal como ruim! A melhor é aquela que se adequa ao SEU metabolismo! 😉


avatar

Julia Engel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.