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Queijo ou “Queijo vegetal”?

Vamos comparar??
Vamos lá: muita gente troca o queijo “original”, do leite mesmo, pelo “queijo vegetal” – feito sem leite, geralmente com adição de castanhas.

E aí? Vale a pena?

Muita gente acha que o vegetal é mais natural.. será mesmo? Talvez se ele fosse feito somente com o “leite da castanha”; mas não é o que acontece!

O “de vaca” contém: leite, fermento, sal e coalho.

Já o “vegetal” contém: água, castanha, amido de batata modificado, amido de mandioca modificado, sal, estabilizante, aromatizante… (etc). Sendo assim, ele não é apenas fonte de gordura, vinda da castanha! Pelo contrário: o principal macronutriente ali é o carboidrato!

Nutricionalmente falando: o “de vaca” é fonte de primeiramente de proteína (proteína do leite) contendo tb gordura e quase não tendo carboidrato nenhum. Em 50g tem: 9g de proteína e 7g de gordura (0g de carbo).

Já o “vegetal”, contém mais carboidrato (batata e mandioca) e gordura (vinda de castanha e óleo de coco), sendo pobre em proteínas. Nas mesmas 50g tem: 15g de carbo, 9g de gordura e 3g de proteína. É mais calórico.

O de castanha não contém colesterol, obviamente por ser um produto vegetal. Já o de vaca, contém sim.. mas não se prenda a isso!! Não é esse fato isolado que fará o seu colesterol subir ou descer! A sua produção endógena é muito mais importante e essa é controlada com qualidade da alimentação.

Assim, cuidado! Se o seu nutricionista escreveu “queijo” na sua dieta, considerando o de “vaca” e vc troca pelo “vegetal”, vc estaria mudando completamente o cenário nutricional calculado para vc! Pode ficar faltando fontes de proteína na sua dieta! 

😉

(Não que vc tenha que comer lácteos! Ninguém “tem que” comer nada que não queira. Só precisará atingir a proteína de outra forma se quiser consumir o “queijo veg”!). 

✌


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Julia Engel

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