
Vamos comparar??
Vamos lá: muita gente troca o queijo “original”, do leite mesmo, pelo “queijo vegetal” – feito sem leite, geralmente com adição de castanhas.
E aí? Vale a pena?
Muita gente acha que o vegetal é mais natural.. será mesmo? Talvez se ele fosse feito somente com o “leite da castanha”; mas não é o que acontece!
O “de vaca” contém: leite, fermento, sal e coalho.
Já o “vegetal” contém: água, castanha, amido de batata modificado, amido de mandioca modificado, sal, estabilizante, aromatizante… (etc). Sendo assim, ele não é apenas fonte de gordura, vinda da castanha! Pelo contrário: o principal macronutriente ali é o carboidrato!
Nutricionalmente falando: o “de vaca” é fonte de primeiramente de proteína (proteína do leite) contendo tb gordura e quase não tendo carboidrato nenhum. Em 50g tem: 9g de proteína e 7g de gordura (0g de carbo).
Já o “vegetal”, contém mais carboidrato (batata e mandioca) e gordura (vinda de castanha e óleo de coco), sendo pobre em proteínas. Nas mesmas 50g tem: 15g de carbo, 9g de gordura e 3g de proteína. É mais calórico.
O de castanha não contém colesterol, obviamente por ser um produto vegetal. Já o de vaca, contém sim.. mas não se prenda a isso!! Não é esse fato isolado que fará o seu colesterol subir ou descer! A sua produção endógena é muito mais importante e essa é controlada com qualidade da alimentação.
Assim, cuidado! Se o seu nutricionista escreveu “queijo” na sua dieta, considerando o de “vaca” e vc troca pelo “vegetal”, vc estaria mudando completamente o cenário nutricional calculado para vc! Pode ficar faltando fontes de proteína na sua dieta!
(Não que vc tenha que comer lácteos! Ninguém “tem que” comer nada que não queira. Só precisará atingir a proteína de outra forma se quiser consumir o “queijo veg”!).
️