
O que são? Esquece milagre, magia ou energia sem fim! Deixe o marketing de lado e vamos falar realmente o que eles fazem.
A base de todos eles nada mais é do que triglicerídeos de cadeia média (TCM ou MCT), que é uma gordura “absorvida mais rapidamente pelo organismo”. Junto com esse MCT eles têm café solúvel e cafeína.
Esses são os “ingredientes” que realmente mais importam ali (o resto varia de marca para marca).
O que eles fazem? A cafeína já é bem popular e já falei dela aqui várias vezes: tem seu papel científico de dar um UP.
Associado à ela, temos uma gordura. Essa gera saciedade e vc sente que “não precisa comer mais nada” ou não precisa comer o temido carbo no seu café da manhã.
Com esses ingredientes, até quem tem uma alimentação toda desregulada pode sentir “disposição” para treinar. É uma estratégia.
Agora, é a melhor para sua performance?? Nem sempre e, na maioria das vezes, NÃO.!!Cuidado! O problema (que muitas pessoas não colocam em pauta) é que o excesso de gordura circulante pode INIBIR vias importantes da “performance”, reduzindo a glicólise.
Falando no dia a dia, tb não sugeriria ficar o dia inteiro “em jejum” se entupindo de café com gordura. As pessoas esquecem que essa gordura “conta” e pode alterar seus triglicerídeos/ colesterol, além de dificultar a perda de peso, quando consumidos em excesso.
Mas eles têm seu papel? Sim! Em alguns tipos de treino seriam uma estratégia “bem vinda” de pre! Meu medo é o marketing por cima deles e as pessoas achando que é para todo mundo o tempo inteiro!