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“Leite” de Aveia: Vale trocar?

Muita gente corta leite, evita lactose… mas, no final das contas, faz isso sem nem saber pq!

Na moda de substituir o leite de vaca, tínhamos as opções de leite de amêndoas, castanhas… e agora vem surgindo, cada vez mais, marcas de “leites de aveia”.

Será que vale a troca?

Primeiramente, vamos colocar as principais razões pelas quais as pessoas evitam o leite de vaca: alergia a proteína; intolerância à lactose; veganismo ou achar que “engorda” pq é “inflamatório”. 

Se vc tem alergia ou REALMENTE tem a intolerância, sim.. corte! Caso tenha cortado pela última questão – não precisa cortar! 

O leite não inflama; assim como nenhum alimento isolado é inflamatório! Temos que olhar o contexto inteiro da dieta! A lactose é apenas um carboidrato, nem “do bem” e nem “do mau”!

Dito isso, se vc não é alérgico, vegano ou intolerante, vale a troca?

“Leite de aveia”: esse da foto é composto por (principais ingredientes) água, aveia e óleo de girassol. 

Não é só aveia que tem ali! Esse óleo faz com que aumente a gordura desse leite, deixando-o com 6g de gordura (em 200ml).

Tem 13g de carbo e praticamente nada de proteína (1,1g). É uma fonte de carbo e gordura.

Leite tradicional (ninho): principal ingrediente leite de vaca; adicionado de algumas vitaminas, estabilizante. Menos carbo que o de aveia (9g), menos gordura (2,4g) e bem mais proteína (6,4g). Menos calórico! 

Resumindo, se vc troca pq gosta do sabor do de aveia, pq é vegano ou pq não pode consumir o de vaca.. vai fundo!

Mas… se troca achando que vai perder mais gordura, reveja seus conceitos.. 

Obs: usei o “ninho” apenas como referência de um leite que as pessoas consomem.. podia ter usado inúmeros outros leites de vaca. Até os em pó seriam boas opções sem estabilizantes! 😉


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Julia Engel

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